7 Dicas para tornar seu blog inesquecível!

Por Permalink 0
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. – Cora Coralina

Seja Memorável!

Existem diversos fatores que influenciam o sucesso de um blog.

O mais importante deles é ter um conteúdo de qualidade. Independente do assunto, o conteúdo do seu blog deve falar diretamente com o seu público. De forma interessante, leve e informativa. Atenha-se sempre a autenticidade do argumento e a transparência de sentimentos.

Se o seu assunto for técnico, faça uma vasta pesquisa para defender todos os pontos relevantes que irá apresentar. Se o seu blog irá contar sobre suas experiências pessoais, ofereça personalidade transparente e cative seu público através das suas emoções. Ser genuíno é um bom começo para quem deseja conquistar um público de leitores fiel.

A forma como seu conteúdo é escrito também é importante para alcançar visibilidade na web, e aumentar cada vez mais sua audiência.

Afinal, você quer que as pessoas leiam o que você está escrevendo, certo?
Você não está escrevendo um diário.

 

 

BlogConverse.com

1 – Escolha Bem Seu Título

O título é o primeiro atrativo do seu post. É com ele que você irá divulgar seu blog nas Mídias Sociais e Emails. Uma pesquisa revela que 8 em cada 10 pessoas lê o título, Mas dessas, apenas 2 se interessarão pelo conteúdo, se seu título não for interessante o suficiente. Difícil, né?… Nem tanto.  Bons títulos tendem a conter a solução para um problema ou a melhor maneira de fazer ou aprimorar alguma coisa (“Jardinagem – Veja como decorar sua casa com plantas de verdade”).  Você pode se utilizar de superlativos para criar impacto. Chamadas com “Mais rápido”, “Mais fácil” ou “Maior” tem grandes chances de atrair o leitor. Seu título deve ser o resumo eficiente de seu conteúdo, destacando a informação de maior interesse.

 

 

2 – Conteúdo Profundo e Chamativo

Não se importe se seu post ficará um pouco maior do que você acha que deve. Suas postagens devem ser atraentes e destacadas. Se isso significa ter um texto maior, não se preocupe. Seu público interessado, irá dedicar um tempo apropriado para ler o que você escreveu. Se o assunto abordado for realmente grande, você poderá separá-lo em duas ou mais postagens, e fazer uma sequência. Use sua sensibilidade para que você perceba se isso é necessário ou se você realmente pode escrever tudo numa única postagem.
  • Se você tem intenção de linkar com outras páginas e conteúdos, certifique-se que são confiáveis. Conexão com informações fundamentadas trarão ainda mais confiança para o seu texto.
  • Boas referências e links embasam ainda mais o seu trabalho. Quanto mais consubstanciado seu conteúdo, mais confiável você será para o seu leitor.
  • O vínculo com outras fontes ajuda os buscadores a encontrarem seu blog. Através de links com conteúdos semelhantes, os buscadores irão categorizar seu assunto, tornando mais fácil para o seu leitor encontrar as informações que está buscando.

BlogConverse.com

 

3 – Faça um Esboço

Antes de começar a escrever o texto do seu blog, crie um esboço com suas ideias principais. Através desse esboço, você poderá fazer uma pesquisa profissional e/ou pessoal a respeito do assunto abordado, poderá definir novas formas de escrita e selecionar as palavras-chave mais relevantes para a divulgação de seu conteúdo.

 

4 – Trabalhe Com Palavras-Chave No Texto

É muito importante que além de toda a divulgação nas Mídias, entre seus amigos e leitores; suas postagens também sejam encontradas nos sistemas de busca. Para isso, tente trabalhar com palavras que enfatizem seu conteúdo, palavras pelas quais o seu público está buscando informações como as suas. Categorize seus assuntos dentro do texto, e escolha palavras-chave para cada tópico abordado. Desta forma, você terá grandes chances de chegar ao público que busca o tema abordado no seu post.

 

5 – Revise. Erros de escrita acabarão com a sua imagem

Antes de publicar seu texto, faça várias revisões. É sempre importante manter o texto escrito em linguagem clara, sem erros de concordância ou gramaticais. Por mais conhecedor que você seja do assunto, por mais emoção que você consiga colocar em suas palavras, se seu texto apresentar algum erro de português ou digitação, todo seu esforço profissional é em vão. Para conquistar e manter o sucesso de um blog, você precisa conquistar e manter o respeito de seus leitores. Com um texto bem escrito e sem erros, você enfatiza o cuidado com que escreve suas postagens e transmite segurança sobre os assuntos que aborda.

 

 

6 – Trabalhe com Imagens e Figuras

Por mais interessante que seja um texto, imagens complementares, tornam o conteúdo mais atraente e a leitura mais agradável. O ideal é trabalhar com uma imagem de chamada, destacada no cabeçalho, e algumas imagens ilustrativas incorporadas no meio do texto. As imagens devem ser escolhidas para enfatizar o conteúdo, evidenciando os tópicos de maior importância durante a leitura.

 

7 – Espalhe a Mensagem

BlogConverse.comAcredite no seu conteúdo. Divulgue seus links nas Mídias Sociais, torne o seu conteúdo relevante e conhecido o suficiente para que outras pessoas queiram divulgar em seus próprios sites e perfis pessoais. Isso ajuda no momento em que os mecanismos de busca mostram os resultados para o público que está procurando um conteúdo como o seu. Divulgue com paixão, com a sua personalidade, utilize-se de suas próprias características para fazer uma publicação humanizada e interessante. No Facebook, LinkedIn e Google+, você pode escrever até um páragrafo. Escreva os textos das suas Mídias Sociais como uma sinopse do que o leitor irá encontrar em seu blog. No Twitter, você pode usar o próprio título como chamada. Por isso é tão importante um título bem definido.

 

 

Um blog de sucesso precisa de consistência e paixão. A autenticidade é a base de qualquer argumento relevante. Transmitir ideias, cultura e experiência é ser generoso com a sociedade, com a evolução do mundo, consigo mesmo.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *