Muito prazer, eu sou sua Marca!

Por Permalink 1
Marca é o que as pessoas falam sobre você, quando você não está na sala – Jeff Bezos

Muito se fala em Marca. No entanto, seu significado atual verdadeiro é tão abstrato e profundo que se confunde com outros setores do mesmo mercado. As pessoas tendem a confundir Marca com Nome, Design ou Marketing quando, na realidade, ele estende-se à todos esses elementos. E mais!…

A definição de Marca transformou-se ao longo dos anos e, talvez por isso, tenha se tornado uma dessas palavras que possuem significados variados e, por vezes, até confusos.

David Olgivy resumiu muito bem a definição atual quando disse “Marca é a soma intangível dos atributos de um produto.” Mas seria apenas isso?… Jeff Bezos já acredita que “Marca é aquilo que as pessoas falam sobre você, quando você não está presente.”

Marca, então, passa a ser um conjunto de elementos – Logotipo, Identidade Visual, Marketing – e atributos – postura em relação ao mercado, relacionamento com o cliente, qualidade e preços do produto – que é a tradução dos conceitos e valores que a empresa carrega. E vai além disso, quando se torna a imagem que o público tem dessa empresa. Ou seja, Marca é o que seu consumidor pensa sobre você.

Marca: Uma breve história

ConverseCom - Sua MarcaHá 70 anos atrás tudo o que se precisava para ser bem-sucedido era ter um produto de qualidade. Se você tivesse um produto que se destacasse da concorrência, já era o suficiente para ter o seu lugar ao sol. Nesse tempo, podemos encontrar a definição de Marca como sendo o nome da empresa. Um produto de qualidade sempre vinha junto com um nome (Marca) reconhecido.

Com o passar dos anos, outros produtos de boa qualidade foram surgindo, acirrando a concorrência e tornando mais difícil para o consumidor a distinção  das características peculiares de produtos da mesma categoria. Para se adaptar, o mercado ficou mais inteligente e questionador, e em contra-partida, as empresas precisaram criar alternativas que as distinguisse. Essa consciência diferenciada e específica constituiu o que hoje conhecemos como “Marca”.

Os Cinco Elementos da Marca

ConverseCom - Sua MarcaPara que uma empresa se destaque, essa consciência deve ser criada através de uma estrutura de Branding fiel aos seus princípios. Essa estrutura deve ser a representação mais autêntica da essência da empresa, dos seus valores e da sua postura no mercado. Para isso, trabalhamos com cinco componentes essenciais.

História

A História de uma empresa e da criação de seus produtos ou serviços é parte fundamental de sua Marca. É a forma emocional e autêntica de se relacionar com seus consumidores. As grandes Marcas abraçam seus clientes como parte de sua história e isso faz toda diferença na imagem que eles têm dessas Marcas.

Design

Quando falamos em Design, as pessoas entendem imediatamente que estamos nos referindo a Identidade Visual. Não estão – de todo – erradas. O Design é parte integrante e essencial da Identidade Visual, mas não somente isso. Ele abrange todos os aspectos de como o produto é criado, desde a concepção de seu nome, passando por seu conteúdo e usabilidade, até a embalagem.

Preço

O preço de um produto pode ser um grande diferencial na hora que o cliente opta por uma determinada Marca. Estudos vem demonstrando que – na mente do consumidor – se dois produtos apresentam muitas similaridades em suas características, ele optará pelo de maior preço. Empresas que mantém seus preços altos se posicionam como empresas com mais qualidade.

Vínculo Com o Consumidor

ConverseCom - Sua MarcaÉ a ligação fundamental que a empresa tem com o seu cliente, quando os transforma em parte da sua história e defensores da sua Marca. Nesse relacionamento deve haver autenticidade e empatia, de forma que o cliente enxergue a essência da empresa exatamente como é.

Posicionamento

É o resumo dos elementos anteriores através da imagem que a empresa cria na mente do seu consumidor; representado pela Marca em si e pela comparação com seus competidores. Através do posicionamento, a empresa demonstra preocupação com o que o cliente pensa a respeito dela, tornando o Branding um processo bidirecional.

O que Branding pode fazer por você

Para destacar uma Marca no mercado e fazer seu consumidor enxergar sua alma de forma atrativa e verdadeira,  é necessário estimular o vínculo de lealdade que envolve clientes e empresa. É nesse momento que entra um bom trabalho de Branding, empenhado em criar esse vínculo, através da História da Empresa e da criação de um Design que demonstre sua essência fundamental. O Branding abrange todos os elementos que solidificam os atributos da Marca, enfatizando seu Posicionamento junto ao Mercado, refletindo sua natureza e conduzindo a percepção do seu consumidor.

Construção de uma Marca

São diversos os estágios para a construção de uma Marca forte. É preciso, antes de tudo, conhecer profundamente a essência da empresa, do produto e do seu cliente. É necessário estudo do mercado, entrevistas com público, empenho e criatividade.

Estágio 1: Pesquisa

Nesse estágio será feita uma Pesquisa profunda e completa sobre a empresa e sua natureza, os produtos a serem vendidos ou serviços oferecidos, seus ideias de Posicionamento, valores que irão guiá-la, que público-alvo deverá atingir e que tipo de comunicação regerá o relacionamento entre a empresa e seu consumidor.

Estágio 2: Definição de Estratégia

ConverseCom - Sua MarcaTodo material recolhido durante a fase de Pesquisa será utilizado como base para a Definição da Estratégia. Essa é a fase onde trabalha-se com a inovação e a criatividade, imaginando um “Futuro Ideal”, um cenário onde a Marca se destaca entre as suas concorrentes e alcança um vínculo de fidelidade com seu público. A concretização desse estágio é feita através dos diferenciais da empresa, dos seus atributos qualificadores e da sua verdadeira essência.

Estágio 3: Desenvolvimento da Identidade

Depois de definida a estratégia e o escolhido o Posicionamento da empresa, então é hora de estabalecer a identidade criativa que irá colocar em prática essa estratégia. É o momento de determinar qual será a linguagem publicitária, o design do produto, seus preços e o valor da empresa dentro do mercado. Aqui, entra também a escolha da Identidade Verbal, que orientará a expressão da empresa em seu discurso e a Identidade Visual, que abrange o Design de todos elementos da empresa.

Estágio 4: Ouvir o Mercado

É hora de colocar em prática tudo o que foi determinado na fase do Desevolvimento da Identidade. A empresa, nesse momento, encontra o mercado e seu público-alvo. Todo planejamento anterior se torna a voz ativa do seu Branding. Nessa fase, a empresa deve ser generosa, e permitir que seu consumidor entenda as inovações de sua Marca, seu perfil e sua essência, em seus próprios termos. É o momento em que a Marca se solidifica na mente do seu cliente; e se todas as fases anteriores foram executadas com eficiência, ele verá a essência plena e verdadeira dessa Marca.

ConverseCom - Sua MarcaO interessante no que chamamos de “Marca”, atualmente, é o que vemos de mais autêntico na relação entre os consumidores e a empresa. O evento da internet e as Mídias Sociais trouxeram uma nova forma de comunicação, uma proximidade real e tangível que transformou a concepção da Publicidade e do Makerting. Depois de tudo o que foi dito, podemos dizer que “Marca” é o que a empresa deixa no coração do seu cliente.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *