Mídias Sociais: Como Atrair Seu Público Com Eficiência & Planejamento

Por Permalink 1
Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas
do ponto de vista de outra pessoa. – Henry Ford

Quanto mais as Mídias Sociais se solidificam como um excelente meio para divulgar seu conteúdo, mais é preciso compreender que para ter sucesso e visibilidade, é determinante que suas postagens sejam estratégicas e bem elaboradas.

O objetivo principal de divulgar seu conteúdo é atrair um público-alvo específico, interessado no seu material e, consequentemente, interessado no seu negócio. Para isso é necessário criar um conteúdo de qualidade, que fale diretamente com seu público-alvo, sobre assuntos realmente relevantes para ele.

Nesse post, algumas dicas para você atingir o nicho específico do seu negócio, atraindo seu público de forma hábil e definitiva.

Descubra o que seu público busca e entregue para ele

A primeira coisa que você deve fazer para criar um conteúdo de qualidade é saber o que seu público está buscando. O público que chega até o seu conteúdo, tem um objetivo definido. Aprender algo novo, conhecer melhor seus produtos, ou saber mais sobre sua empresa. Seu conteúdo deve ser a resposta para esse objetivo.

No entanto, você também precisa criar seus próprios objetivos de divulgação, como reforço da sua Marca, ampliar sua visibilidade ou conquistar mais clientes.

Blog ConverseComA relevância do seu conteúdo se encontra na combinação entre seus objetivos e os objetivos de seu público. Ao perceber o que seu público está buscando em conjunto com o que você pretende oferecer, você encontra a fórmula mágica para criar um conteúdo atrativo e consistente.

Antes de iniciar a criação do seu conteúdo, pesquise no mercado e veja quais são os assuntos mais falados, os links que compartilham, que tipo de postagem eles curtem e comentam. Veja o que deu certo e o que foi preterido.

É preciso entender que, com a quantidade enorme de informações que hoje encontramos no mundo digital, seu público precisa se sentir realmente cativado para chegar até seu conteúdo e compartilhá-lo. Entregue o que ele busca!

Crie Uma Mensagem Envolvente

Agora que você tem um conteúdo de qualidade para entregar ao seu público, você precisa criar mensagens envolventes com uma chamada para ação incisiva. Você precisa dizer para sua audiência o que ela vai encontrar de conteúdo, quando clicar no link que você está compartilhando.

Chamadas como “Saiba mais aqui” seguidas do link, funcionam muito bem. Mas você deve colocar, também, uma pequena descrição do conteúdo para o qual está direcionando seu público. Mantenha clareza e objetividade. Isso encorajará muitos cliques e engajamentos.

Blog ConverseComNo Twitter, você tem espaço para apenas 140 caracteres. Nessa Mídia, você precisa ser conciso e usar #hashtags que tenham a ver com seu conteúdo e ajudarão seu público a encontrar você. No Facebook, Instagram, Google + e Linked In, entre outros; o espaço do texto é maior, então você pode aproveitar para descrever melhor sobre o conteúdo do link que está compartilhando. Isso aumentará a curiosidade do público e ampliará a taxa de cliques e tráfego.

Para escrever uma boa mensagem nas Mídias, você precisa trabalhar alguns elementos importantes.

– Essa mensagem demonstra claramente o conteúdo que estou querendo divulgar?

Escreva com simplicidade e transparência uma chamada específica para o seu conteudo, seja o último post no seu blog ou um produto novo a ser lançado. Fuja de algo muito rebuscado ou de difícil entendimento. Seu público precisa saber, em uma leitura rápida, do que se trata seu conteúdo e se será interessante para ele.

– A chamada é cativante o suficiente para que meu público se sinta atraído para clicar no link?

Além da simplicidade na criação da chamada, é necessário usar de habilidade para que a postagem seja também atraente e diferenciada. Nessa hora, vale trabalhar com Gifs animados especiais e apropriados, bem como fazer trocadilhos com assuntos que são tendência.

– A imagem ou vídeo escolhidos causam o impacto necessário para apresentar de imediato sobre o que é meu conteúdo?

Estudos comprovaram que postagens com imagens atraem mais engajamento. Se essas imagens forem de pessoas, o engajamento é ainda maior. Escolha com cuidado uma foto ou vídeo de apresentação que represente o que conteúdo que você está divulgando.

Escolha imagens de qualidade, que trabalhem emoções que cativem seu público e o façam, efetivamente, clicar no seu link. Afinal, esse é o objetivo maior da sua postagem. Conduzir seu público para o seu conteúdo.

 
 

Exemplo De Postagem Sem Imagem

Blog ConverseCom
 
 

Exemplo De Postagem Com Imagem

Blog ConverseCom

 
 

Cada Mídia No Seu Quadrado

É importante saber que cada canal tem seu espaço para texto. O espaço do Twitter é o mais limitado de todos, com apenas 140 (cento e quarenta) caracteres. Se você consegue escrever para o Twitter, com criatividade, elegância e eficiência, certamente será capaz de escrever para as Mídias com delimitações maiores de espaço.

Vamos analisar rapidamente as Mídias Sociais mais proeminentes no momento.

Twitter

A vida útil de um tweet é de 18 minutos. Nesse caso, tenha em mente que você pode (e deve!) divulgar o mesmo conteúdo várias vezes, em dias e horários alternados.

No Twitter, o texto chama muita atenção. Então, você precisa de criatividade, ousadia e um bom jogo de palavras para conduzir seus seguidores e atraí-los para o que você deseja divulgar.

O conteúdo do Twitter, geralmente, se relaciona a notícias e informações que fluem com mais rapidez. Observe também, os Trending Topics (Tópicos que são tendência) e veja se pode se aproveitar de algum deles para criar sua postagem.

Uma pesquisa feita por Neil Patel descobriu que postagens que se iniciam com “Como” – “Como criar um Email Listing?” – “Como fazer maquiagem para festa?”, e lista de artigos receberam, em média, três vezes mais engajamento do que outras formas de conteúdo. Ele também descobriu que os usuários são 361% mais propensos a tweetar imagens em vez de vídeos, e as citações tendem fazer mais sucesso do que as questões.

Facebook

O Facebook é uma Mídia Social muito importante quandro se trata de negócios. Ele tem um grande alcance, porque tem muitas pessoas cadastradas. Público de todas as idades, com hábitos e vivências das mais variadas. Ele também é uma Mídia de longo prazo. Uma única postagem pode ser compartilhada amplamente por dias seguidos.

Blog ConverseComO público do Facebook é mais voltado para histórias emocionais. Eles esperam postagens com fotos e vídeos, com textos explicativos e envolventes.

O sucesso nessa Mídia provém de grande compartilhamento e postagens que criem um vínculo sentimental com os seguidores. Então, busque trabalhar a divulgação através de fotos, vídeo, histórias, notícias que tenham um perfil cativante e sentimental.

Instagram

O Instagram é a única Mídia que apresenta apenas um link clicável; no perfil. No textos de suas postagens não é possível colocar um link clicável. Dessa forma, você precisa criar postagens que incentivem seu público a visitar seu perfil e clicar no link para o seu conteúdo.

As postagens de maior sucesso no Instagram são focadas no produto, em cultura, ou inspiracionais. Então, busque criar imagens e textos que estejam dentro desse contexto e que se encaixem, de alguma forma, no conteúdo que você deseja compartilhar.

Lembre-se sempre de mudar o link do seu perfil, cada vez que criar um conteúdo atual ou quiser apresentar um novo produto. O primordial é que você repetidamente encoraje seus seguidores e seu público a clicarem no link especial do seu perfil.

Linked In

De todas as Mídias Sociais é considerada a de maior valor profissional dentro do universo de negócios. Essa Mídia foi criada com esse objetivo, a de permutar conhecimento de áreas profissionais, conectar empresas e funcionários, criar elos para futuras parcerias.

Uma pesquisa feita pelo próprio Linked In descobriu que 62% do envolvimento com postagens acontece, prioritariamente, em conteúdos informativos e educacionais. Busque, então, criar chamadas que incorporem esse tipo de linguagem.

Como criar uma agenda de programação eficaz

Cada Mídia Social tem um público específico e horários próprios de publicação que usualmente têm melhor engajamento. Para planejar uma agenda de postagens eficientes, estude cada elemento das Mídias com as quais irá trabalhar.

Blog ConverseComAvalie seus insights e perceba que tipo de assunto seus seguidores mais comentaram e compartilharam. Veja os dias e horários de melhor envolvimento e use a estratégia: Repostar assuntos mais comentados nos horários de maior engajamento.
Para atrair seu público de forma consistente é preciso muito estudo, conteúdo relevante e criação de chamadas que sejam realmente cativantes para o seu público. Seguem abaixo algumas estatísticas que funcionam melhor em cada Mídia.

Twitter

Média boa de caracteres: 103
Quantidade de Emojis: 1
Quantidade de Hashtags: 2

Facebook

Média boa de caracteres: 111
Quantidade de Emojis: 1
Quantidade de Hashtags: 0

Instagram

Média boa de caracteres: 241
Quantidade de Emojis: 3
Quantidade de Hashtags: 11

Linked In

Média boa de caracteres: 149
Quantidade de Emojis: 0
Quantidade de Hashtags: 0

Para criar uma agenda profissional de postagens, você precisa trabalhar com um serviço que ofereça opções de planjemanento de mensagens. Para conhecer as melhores ferramentas do mercado, leia meu post 5 Grandes Ferramentas de Gerenciamento de Mídias Sociais

Para encantar seu público com habilidade e organização, você precisa além de todos os componentes descritos acima, separar um tempo semanal para criar seu conteúdo, produzir os textos de suas mídias e escolher com cuidado imagens e vídeos que irão ajudar você a seduzir seu público e atraí-lo para o que você deseja que ele conheça.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *