Mídias Sociais: 12 Dicas Para Conquistar Mais Seguidores!

Por Permalink 0
Eu quero inspirar as pessoas a deixarem suas verdadeiras cores brilharem, a viver tudo na vida e a alcançar seus sonhos. –
Katy Perry
Uma Mídia Social bem estruturada pode tornar seu nome ou o da sua empresa influente dentro da sua área, posicionando positivamente sua Marca no mercado. Uma Marca influente conquista clientes, fecha negócios e consolida seu prestígio.
Para conquistar seguidores e leads, você precisa interagir com  as pessoas influentes da sua área, precisa se fazer conhecido, mostrando seu estilo e personalidade; apresentando conteúdo relevante em suas Mídias Sociais.
Para criar uma boa estratégia de Marketing nas Mídias Sociais com relações autênticas e transparentes – com pessoas realmente interessadas no seu conteúdo – é preciso trabalhar algumas técnicas específicas de interação. Ao fazer dessas estratégias, táticas habituais de Marketing dentro das suas Mídias Sociais você, com certeza, conquista seguidores e compartilhamentos.
 

1 – Compartilhe conteúdo de outras pessoas

ConverseComNão compartilhe apenas seus próprios conteúdos, seus posts ou pensamentos. Use suas Mídias Sociais para compartilhar conteúdo de outros perfis que tenham a ver com seu universo e condizem com os assuntos da sua área. Quando você compartilha conteúdo de outras pessoas, além de demonstrar que está antenado com os assuntos em voga, você ajuda essas pessoas a – também – divulgarem suas ideias. Elas terão um olhar generoso sobre você!

2 – Marque as pessoas @

A interação deve ser feita em todas as oportunidades. Não apenas na troca de mensagens entre seus seguidores e leads, mas também nas marcações de postagens especiais que contenham conteúdo integrado com outras pessoas.  Ao compartilhar conteúdo de outras pessoas, lembre-se de fazer a marcação (tag) nas postagens. Digamos que você convidou alguém para escrever um post no seu blog. Ao fazer a divulgação dessa postagem, marque o convidado em todas as Mídias Sociais em que ele estiver presente. O mesmo você deve fazer ao citar uma frase de um autor da atualidade. A marcação (tag) fará com que a pessoa interaja com você e divulgue sua postagem. Essa é uma das boas formas de alcançar visibilidade.

3 – Antes de agendar seus posts, analise os melhores horários

ConverseComPerceber os horários de maior compartilhamentos e comentários, ajuda tremendamente a aumentar a interação nas suas redes. Hoje, existem ferramentas que ajudam bastante a encontrar o melhor horário para as suas publicações. Eu falei delas no meu post  “5 Grandes Ferramentas de Gerenciamento de Mídias Sociais“. Elas ajudam com as análises de melhores dias e horários; e os posts mais comentados e compartilhados. Dessa forma, você consegue criar uma estratégia direcionada para esses horários e pode trabalhar sobre os conteúdos que receberam maior interação.

4 – Compartilhe o mesmo conteúdo diversas vezes

Uma coisa simples e que pode fazer toda a diferença para aumentar o número de seus seguidores, é divulgar o mesmo conteúdo diversas vezes, em dias e horários diferentes. As Mídias Sociais tem um grande volume de informações que disputam a atenção do seu público, de forma rápida e efêmera. Então uma única divulgação não gera o impacto desejado e alcançará poucas pessoas. Divulgar o mesmo conteúdo em horários diferenciados aumenta a chance de atingir um número maior de interessados e atrair os seguidores certos.

5 – Use #Hashtags

ConverseComHashtags são usadas para criar uma interação dinâmica nas redes sociais e destacar um assunto específico, personalizado ou que é tendência no momento. Através das hashtags você pode gerar curiosidade sobre determinada questão, e atrair seguidores interessados em interagir com o conteúdo que você oferece.
Para verificar os assuntos do momento e hashtags específicas, as próprias mídias oferecem campos de busca, e você pode ver as que estão sendo mais compartilhadas no momento e quantos compartillhamentos cada uma já teve.
ConverseCom Hashtags
Você pode criar sua própria Hashtag – personalizada para alguma campanha especial, e se utilizar de outras que já são difundidas por outros usuários. Uma dica para aproveitar ainda melhor o uso desse elemento, é buscar Hashtags que tenham a ver com o perfil do seu negócio, visite o Instagram das pessoas que usam essas Hashtags e perceba se são o tipo de seguidores que você gostaria de ter. Depois de feita essa análise, você pode incorporar em suas publicações, as hashtags que se alinham com a imagem que você gostaria que as pessoas tivessem de sua Marca.

6 – Use Imagens, memes e Gifs animados

ConverseCom

Imagens ajudam muito na interação. As publicações mais compartilhadas e clicadas têm sempre uma imagem para compor com o texto. Aqui sendo clichê, vale a máxima “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Imagens conseguem passar rapidamente a mensagem, e num mundo de infinitas novidades, onde tudo é visualizado de forma rápida e transitória, uma imagem que capte a atenção das pessoas, e a faça se interessar pelo conteúdo que você oferece, com certeza fará toda diferença na conquista de seguidores.

Você pode trabalhar fotografias ou imagens com textos e mensagens interessantes, causando um impacto maior do que se as mensagens fossem apenas textuais. Busque sempre trabalhar com imagens de alta qualidade, no caso de fotografias; e encontre memes e Gifs animados que tenham a ver com a sua mensagem e com o perfil da sua empresa.

7 – Compartilhe – novamente – conteúdo que já fez sucesso entre seus seguidores

Seja um post de sucesso, uma publicação mais relevante, sempre dê atenção as postagens que mais fizeram sucesso entre os usuários. Se o público interagiu mais vezes com uma determinada publicação, significa que aquele conteúdo teve mais relevância para ele. Compartilhá-lo variadas vezes, trará maior visibilidade e possibilidade de encantar mais seguidores.

8 – Crie uma comunidade no Facebook, para debater ideias e construir uma rede

ConverseComO Facebook permite a criação de grupos. Nesses grupos, podemos unir pessoas interessadas nos mesmos assuntos ou que estejam querendo receber dicas e orientações sobre determinada prática. Criar um grupo de pessoas – uma comunidade – empenhado em aprender mais e criar vínculos de crescimento com outros usuários, é uma excelente forma de mostrar sua autoridade sobre o assunto que domina, e cativar seguidores de forma espontânea e transparente.
(Se quiser saber mais sobre isso, assista meu vídeo: bit.ly/ConverseYT_Face)

9 – Faça postagens com perguntas e convide as pessoas para interagirem

ConverseComUma boa forma de envolver seu público, é criar postagens que evoquem o questionamento e o faça pensar sobre determinado assunto de importância para eles. As pessoas tendem a participar mais ativamente, se a pergunta está sendo direcionada para elas, de forma clara, com uma temática relevante para sua vida profissional ou pessoal. Com a interação, seus post será refletido e compartilhado, envolvendo pessoas fora do seu círculo ou que ainda não seguem você. Pessoas que poderão se interessar por seu conteúdo, seu perfil e virem a se tornar fiéis seguidores.

10 – Use emoticons

Pode parecer infantil, mas emoticons tem enorme influência sobre compartilhamentos e interações. Alguns estudos apontam que colocar um emoticon logo depois de um link, faz com que esse link seja mais clicado e seu conteúdo mais vezes compartilhado. É claro que emoticons devem ser usados com moderação. Se você está compartilhando algo de extrema formalidade, notícias muito séria ou que precisem de uma base elegante, emoticons podem não ser apropriados. Mas se você está divulgando um novo post no seu blog ou uma notícia leve e interessante, emoticons funcionarão muito bem.

11 – Responda de forma rápida e completa

Se um seguidor (ou futuro seguidor) decidiu interagir e escrever para você, entenda que isso é algo de muita importância e valor. Nunca deixe essa pessoa sem resposta. Interaja de volta, responda o mais rápido que puder, com clareza e profundidade. Esse tipo de postura demonstra que por trás de sua Mídia Social existe um envolvimento humano emocional e mensagens postadas com significado.

12 – Mantenha seus diálogos

ConverseCom

Se alguém escreveu para você em algumas das suas Mídias Sociais, tente responder de forma que a conversa continue. Faça perguntas, aponte links com ideias relacionadas ao assunto que gerou a conversa. Tente sempre manter a conversa fluindo, porque dessa troca de mensagens podem surgir excelentes ideias e até uma parceria, amizade ou vínculo profissional. Busque sempre manter o tom humano e singular de sua própria personalidade ou da personalidade que deseja construir para a sua Marca.  Com certeza, isso fará você influente no assunto que debate e atrairá novos seguidores.

O importante é perceber que a base do sucesso em qualquer Mídia Social é estar aberto a todas as pessoas que interagem com você, criando conexões legítimas e transparentes com todas as pessoas que seguem você e apreciam sua Marca.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *