Marketing No Facebook: 12 Dicas Arrasadoras

Por Permalink 1
Se você for realmente relevante para o público, ele prestará atenção em você” – Martha Gabriel
ConverseComO Facebook atualmente é um grande aliado na divulgação de pequenos negócios e projetos. Com pouco investimento, consegue-se alcançar o público-alvo de maneira eficiente e, com um Marketing direcionado e estratégico, você pode converter seguidores e “curiosos” em potenciais clientes.
A base de um Marketing estruturado no Facebook contém muitos elementos, mas o fundamental é que você enxergue seu público de maneira transparente e humana. O melhor Marketing que você pode fazer nas Mídias Sociais, principalmente no Facebook, exige tempo e dedicação, e requer uma interação profunda e autêntica.

 

Como criar uma Página de Negócios (Fanpage) no Facebook?

 

Passo 1

Para criar uma Página de Negócios no Facebook (Fanpage), você deve selecionar a setinha no canto superior direito do seu perfil no Facebook, e escolher “Criar Página”- como demonstrado na foto abaixo.

 
ConverseCom - Criando uma Fanpage
 

Passo 2

O segundo passo é determinar que tipo de negócio é o seu dentro das opções que o Facebook oferece. Pergunte a si mesmo: “Eu sou um negócio local? Eu sou uma marca ou um produto? Eu sou um artista, uma banda, ou uma figura pública?” Essas respostas respostas vão ajudar você a escolher a opção mais relevante disponível.

 

ConverseCom - Facebook Fanpage
 

Passo 3

Então é o momento de você descrever tudo sobre a sua empresa. Defina uma boa imagem de perfil; você pode trabalhar com sua foto pessoal ou o com Logotipo da sua empresa. Escolha seu público-alvo para futuras campanhas e direcionamentos, e adicione sua Fanpage aos favoritos, para que você possa sempre verificar as interações. Ao colocá-la como Favorita, ela aparecerá no Menu do lado esquerdo toda vez que você se conectar ao Facebook.

 
ConverseCom - Fanpage

Depois de criada e personalizada sua Fanpage, você precisa trabalhar alguns elementos que irão tornar seu Marketing potencialmente efetivo na conquista de clientes e na construção de um relacionamento positivo com a sua audiência.

 

 

1 – Complete o perfil de sua Fanpage

Um perfil incompleto passa a imagem de algo “em construção”, ou a sensação de que a empresa não leva assim tão à sério sua Fanpage. Além disso, o público interessado irá buscar mais informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços; e se essa informação não estiver facilmente disponível, um potencial cliente pode simplesmente perder a curiosidade de conhecer um pouco mais do que você oferece. Então, coloque à diposição todas as informações relevantes da sua empresa, seus serviços ou produtos em seu perfil.

 

 

2 – Responda comentários! Interaja!

Sempre interaja com seus seguidores e pessoas que deixarem mensagens. Responda cordialmente à todos os comentários e perguntas, demonstre interesse pelo público que participar da sua Fanpage. Agradeça elogios e aceite as críticas como uma boa forma de aumentar seu vínculo com o público. Compreenda que as pessoas despenderam tempo interagindo com sua Fanpage, escrevendo uma mensagem que para elas é significativa. Então, acredite, sua resposta demonstrará o interesse necessário para que elas percebam a importância que elas têm como sua audiência.

 

 

3 – Foco na interação, não no Like

ConverseComUm “like” (também conhecido como “curtida”) é uma boa forma de interação. Mas não é a mais eficaz. É claro que muitos “Likes” demonstram uma postagem com um bom nível de conteúdo significando que, em uma linha do tempo em que se disputa atenção com tantas outras mensagens, sua postagem se destacou. No entanto, a verdadeira interação se dá com comentários e compartilhamentos. É importante que o público expresse abertamente sua opinião a respeito do conteúdo compartilhado. É através dos pensamentos e considerações de sua audiência que você direciona as estratégias do seu Marketing no Facebook.

 

 

4 – Não se “venda” o tempo todo

“As pessoas não podem se relacionar com alguém que só fala sobre o seu sucesso.” —Jeremy Shoemaker

Entenda que as pessoas que começaram a seguir sua Fanpage tiveram um motivo forte e particular. Muito provavelmente porque perceberam que seu conteúdo acrescenta alguma coisa à elas, seja de aprendizado ou motivação. Se você posta apenas sobre sua empresa, suas conquistas, seus empreendimentos pessoais – sem nenhum conteúdo realmente relevante para seus seguidores, eles perderão o interesse. Seu conteúdo não pode ser narcisista. Uma Fanpage precisa estar recheada de informações profundas, interessantes e inovadoras para seu público. É através desse conteúdo que você conquista novos seguidores e os mantém fiéis. Eles continuarão seguindo você em busca desse material de qualidade.

 

 

5 – Destaque os melhores posts

Todo o conteúdo que você divulgar no Facebook deve ser de qualidade e extremamente envolvente para o seu público. Mas existem aqueles que são mais especiais. Seja uma promoção, um evento ou até uma grande novidade do mercado. Você deve, então, colocá-los em destaque. O Facebook dá opção de marcar (pin) esse post mais significativo e colocá-lo sempre como primeiro item da sua Fanpage.
É importante frizar que só é possível destacar um post por vez. É só seguir a orientação abaixo, cada vez que quiser destacar (pin) um post na sua linha do tempo.
*No canto superor direito da publicação, clique na setinha e depois em Fixar no Topo.

 

ConverseCom - Fixar

 

 

6 – Escreva pouco

Entenda que suas postagens dividem espaço com várias outras na linha do tempo daqueles que curtiram sua Fanpage. Atualmente há um compartilhamento de incontáveis conteúdos de todos os tipos, desde piadinhas, assuntos políticos até questões mais específicas como as que você oferece em sua página. Para disputar a atenção (e o tempo) daqueles que seguem suas publicações é necessário que você saiba muito bem como utilizar o espaço reservado para as postagens. Seja conciso.
Se seu texto for muito grande porque o assunto sobre o qual você está discorrendo precisa de uma explicação mais profunda, considere ter um blog e compartilhar o post do seu blog nas Mídias Sociais. Jamais utilize o espaço de sua postagem no Facebook para escrever um texto que deveria estar num blog. As pessoas irão perder o interesse e passarão para a próxima novidade na linha do tempo.

 

 

7 – Não poste muito, nem pouco

Deve haver um equilíbrio precioso em suas postagens. O público que segue sua Fanpage quer receber material de qualidade com frequência, mas ao mesmo tempo não quer ser afogado numa enxurrada de informações. Lembre-se que seu público tem a atenção divida entre várias postagens de amigos e outras Fanpages, e as mensagens se acumulam. Ao mesmo tempo, se você posta poucas vezes, pode correr o risco de ser esquecido, seus posts terão poucas visualizações e seus seguidores não vão interagir com você.

Encontrar esse equilíbrio é um dos elementos mais importantes do seu Marketing Digital no Facebook. Saber quantas postagens diárias fará seu público mais interessado, permitirá que você crie uma conexão harmoniosa com seus seguidores.

 

 

8 – Seja personalizado, não um robô

ConverseComUm recurso que gera um bom Marketing no Facebook, é criar uma personalidade e uma voz para as suas postagens. Determine a imagem que deseja passar para o seu público – que corresponda ao tipo de produto ou serviço que você oferece – e personifique essa imagem em todas as suas postagens.
Isso vale também para as respostas sobre mensagens deixadas em sua Fanpage. Todas devem ser respondidas individualmente, com a personalidade definida na construção da sua imagem. Responda com atenção e cuidado, sempre lembrando que a pessoa que deixou aquela mensagem, separou um tempo da vida dela para participar da sua página e saber mais a respeito de seu conteúdo.

 

 

9 – Não ignore os insights do Facebook

Um bom Marketing também exige consideração especial sobre as métricas que refletem o número de pessoas ligados à sua Fanpage, seja por meio de curtidas nos posts, na própria página ou na ligação com outros amigos que podem ter o mesmo interesse. Através desses números, você pode compreender melhor seu público, quais assuntos trazem maior interesse e como trabalhar estratégias específicas para melhorar seu alcance.
O ideal é que tais métricas sejam analisadas e trabalhadas por um profissional da área de Marketing. Mas você pode perceber pelo número de visualizações, curtidas e interações, se está no caminho certo.

 

 

10 – Sempre pergunte “Esse post ajuda meus seguidores”?

Sempre que for escolher um conteúdo para divulgar, coloque-se no lugar do seu público e pergunte se essas informações ajudarão seus seguidores de alguma forma. Alias, colocar-se no lugar de seu cliente ou consumidor é uma ótima forma de criar o seu Marketing Digital no Facebook. Antes de postar qualquer coisa, pergunte a si mesmo se aquele conteúdo é verdadeiramente relevante, se levará ao seu público algo realmente significativo e de valor para ele e, consequentemente, para sua Marca.

 

 

11 – Seja visual

As postagens que contém fotos têm maior interação e alcance do que as postagens apenas textuais. Então, lembre-se sempre de escolher (ou criar) uma imagem atrativa para acompanhar as informações que deseja postar.
Se você está compartilhando algum blog ou notícia é provável que a própria postagem apresente a imagem referente. No entanto, se você está postando alguma promoção, evento ou assunto específico sobre sua Marca, empresa ou serviço, é de extrema relevância que você escolha uma imagem apropriada e bem atraente para seu público.

 

 

12 – Saiba o tamanho personalizado das fotos de cada postagem

Para que o trabalho visual seja assertivo é necessário que você trabalhe corretamente as dimensões das imagens, nos tamanhos determinados pelo Facebook. Dessa forma, elas serão corretamente visualizadas em todos os dispositivos e sua postagem terá um alcance decisivo na conquista de mais seguidores.
Seguem abaixo, os tamanhos definidos para as postagens delimitados pelo Facebook.

 

 

O mais importante para um Marketing persuasivo e eficiente é entender que não existe fórmula mágica. Tudo deve ser testado várias vezes até que se encontre o equilíbrio perfeito entre o que sua Marca oferece e seu público deseja, o que será elo definitivo entre sua Marca e seus seguidores.
2 Comments
  • Saulo
    novembro 5, 2016

    Olha aí que ótimo tutorial de como criar uma fan page para seu negócio. Conversecom sempre com ótimas dicas!

    Parabéns e continue assim auxiliando pequenos empreendedores Brasil afora :)

    • ConverseCom
      novembro 10, 2016

      Saulo querido, fico realmente feliz que meus posts estejam ajudando você de alguma forma! Minha intenção é essa! Sempre ajudar os pequenos empreendedores a alcançarem mais clientes! :)

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *