Marketing Digital: 5 Etapas Que Garantem O Sucesso Das Suas Estratégias

Por Permalink 2

Se você deseja ter um boa estratégia de Marketing Digital para o seu negócio é preciso investir nas Mídias Sociais; e quando eu falo investir, não falo apenas financeiramente, é preciso investir em tempo, dedicação e interação. É preciso ir aonde seu público está e entregar à ele exatamente o que ele precisa e deseja.

Para que uma campanha de Marketing Digital seja eficiente, é necessário trabalhar com muitos elementos e elaborar uma estratégia, em etapas. Cada etapa concretizada, fortalece as ações que alcançarão seu público, com eficácia e criatividade.

 

1 – Definir Claramente Seus Objetivos

Toda boa campanha de Marketing, começa com a definição de seus objetivos. Criar uma ação de Marketing sem metas, é o mesmo que começar um caminhada sem saber para onde se está indo.

Um Marketing efetivo sempre se baseia em objetivos muito bem delineados. É através desses objetivos que você vai trabalhar as outras etapas, conhecendo seu público e criando estratégias especiais e específicas para esses objetivos. É importante manter-se realista dentro dos seus objetivos. (Se você é uma pequena fábrica de doces caseiros, não vai criar um objetivo de ter número de clientes maior do que você pode dar conta, com a estrutura que tem hoje).

Sua metas devem ser criadas de forma objetiva, visando um propósito concreto e prático.

Seguem alguns exemplos:

Marketing Online | Blog ConverseCom– Dobrar o número de tráfego global em seu site, num prazo de 6 meses.
– Aumento de 30% de envolvimento nas Mídias Sociais, num prazo de 2 meses.
– Transformar seguidores em potenciais clientes
– Tornar conhecido seu produto

É possível trabalhar com diversos objetivos, em conjunto. Mas, é preciso entender que para cada objetivo é necessário traçar estratégias personalizadas e específicas. Uma meta pode influenciar outra meta. O importante é garantir que cada finalidade seja trabalhada individualmente, em suas estratégias e planejamento; mesmo que em algum momento as táticas sejam semelhantes.

Pergunte-se quais são seus propósitos prioritários ao iniciar um planejamento estratégico de Marketing para o seu negócio. Tornar sua Marca conhecida? Alcançar um público diferenciado? Aumentar suas interações? Depois de ter essas perguntas respondidas, você terá elementos suficientes para embasar uma boa campanha nas Mídias Sociais.

 

2 – Identificar Seu Público-alvo

A segunda etapa de grande importância para uma boa estratégia de Marketing é identificar todas as nuances de seu público-alvo. Depois que você definiu todas as suas metas, é seu público-alvo que vai ajudar seu negócio a alcançá-las.

Existem muitas maneitas de especificar seu público-alvo. A primeira e mais intuitiva é simplesmente estudar seu clientes atuais. Quem são seus clientes? Eles lhe darão os parâmetros essenciais e concretos sobre quem é seu público-alvo. A partir dos seus clientes você pode definir gastos, padrões demográficos, comportamentos e outras características peculiares que fazem parte integral daqueles que consomem seus produtos ou usam seus serviços.

Se você ainda não tem uma boa base de clientes para esse trabalho, você pode usar algumas ferramentas como Google Analytics para as visitações no seu site ou os insights das Mídias Sociais que você vem utilizando para divulgar seu negócio. Através dessas ferramentas, você pode ter análises bem aprofundadas de seu público, e poderá montar um perfil de seu potencial cliente, direcionando suas estratégias para esse público definido.

Todas as Mídias Sociais mais utilizadas tem ferramentas internas de análises, como o Instagram Analytics, Twitter Analytics e o Facebook Insights. Mesmo não tendo um vasto conhecimento de análises de mercado, alguns dados são simples e de fácil compreensão. Certamente, já será um grande apoio para você começar a identificar para qual público precisa criar suas estratégias.

 

No Facebook, você pode ver essas informações, indo até a sua Fanpage e clicando em “Informações”.

Marketing Online | Blog ConverseCom

 

No Twitter clique no seu Perfil e depois vá para “Estatísticas”.

Marketing Online | Blog ConverseCom

 

No Instagram você deve buscar as análises através do icone ao lado do nome do seu perfil

Marketing Online | Blog ConverseCom
 

Depois de definir seus objetivos e identificar o público que deseja alcançar, é hora de pensar em estratégias específicas e cativantes para seu Marketing Digital. Para isso, você precisa delinear com quais conteúdo irá trabalhar e de que forma irá apresentar seu negócio na internet.

Criar um Site – Você pode criar um site exclusivo para expor seu produto e informações. Com um site bem desenvolvido mostrando os detalhes do seu negócio, você tem seu conteúdo bem amarrado e controla sua mensagem para o seu consumidor. Um site com endereço próprio, facilita a divulgação, além de trazer seus clientes para um espaço exclusivamente seu.

Criar um Blog – Através de um Blog, você pode oferecer conhecimento relevante e atual para o seu público. Um blog também ajudará você a trabalhar o gatilho mental de autoridade e mostrará ao seu público que, além de dominar o assunto, você também se mantém atualizado ao que se refere ao universo do seu negócio. (Apesar de não ser percebido explicitamente, um blog também ajuda a estudar mais profundamente os assuntos relacionados ao que você oferece, perceber novidades e mudanças no mercado.)

Que saber mais sobre Gatilhos Mentais? Assista esse vídeo!

Escolher as Mídias Sociais que deseja focar – Você pode iniciar sua divulgação apenas através das Mídias Sociais. Para isso, é necessário criar campanhas envolventes, estudar hashtags específicas para o seu negócio, interagir com seus seguidores e criar uma relação real e de proximidade com seu público. Cada Mídia Social tem sua particularidade, e para aproveitá-las da melhor forma, você precisar entender cada umas das interações que elas oferecem. Você não precisa trabalhar com todas as Mídias Sociais. O mais importante é que você foque na mídia certa para o seu negócio.

Quer saber qual a Mídia Social certa para a sua divulgação? Assista esse vídeo!

Parcerias – Você também pode pensar em parcerias online para a divulgação da sua Marca. Pesquise pessoas e empresas que oferecem produtos ou serviços com os quais você poderá criar laços e, então, entre em contato para apresentar seu negócio. Veja uma forma colaborativa de ampliar o alcance do seu negócio e oferecer algo em troca pela parceria.

 

4 – Investir Em Anúncios

Outro ponto muito importante para o sucesso do seu Marketing Digital, é investir em anúncios nas Mídias Sociais. Para que ações do seu Marketing Digital sejam eficientes, vocês precisa destinar uma parte do seu orçamento para investir em publicidade. Uma publicidade bem elaborada, com foco no público-certo e campanhas direcionadas, potencializa o alcance do seu negócio de forma concentrada e inteligente.

A publicidade em Mídias Sociais é a forma mais econômica de atingir o público certo, onde ele está mais envolvido. Nos próximos anos, é esperado que a publicidade social compreenda 20% do orçamento de Marketing de grandes empresas. Então, comece a levar a sério sua publicidade nas Mídias Sociais.

No Facebook, você pode direcionar sua propaganda para grupos específicos, públicos por região, faixa etária e gênero. Ele também permite que você crie os anúncios com objetivos específicos. Você pode trabalhar com orçamentos limitados por dia e por valor. As imagens não podem conter muito texto, ele só pode ocupar apenas 20% da imagem.

Marketing Online | Blog ConverseComNo Twitter, você pode criar campanhas para obter mais seguidores interessados no seu conteudo ou campanhas para uma maior nível de interação com os seus tweets. Você também pode direcionar seus anúncios para grupos específicos de pessoas com interesses em comum. A ferramenta oferecida para os anúncios do Twitter ficou bem intuitiva e não fica difícil criar metas individuais para cada um dos seus objetivos de Marketing.

No Instagram, os anúncios podem ser criados no próprio aplicativo do celular ou tablet. Os anúncios só podem ser criados em contas de negócios. Basta clicar na foto que deseja, clicar em “Promover”, escolher o público – ou deixar que a própria ferramenta faça isso para você -, colocar o endereço do site que deseja que seja visitado, e definir um valor de investimento para a campanha. Pronto! Seu post se transformou em um anúncio.

Para criar anúncios no Instagram você precisará ter sua conta vinculada ao Facebook. Saiba como fazer nesse link: https://www.facebook.com/help/870682119660419

É claro que existem técnicas específicas para cada Mídia Social. Cada anúncio tem suas características peculiares e devem ser criados com base nas interações particulares dessas Mídias. Se você não se sente seguro para criar suas campanhas, contrate um profissional. Tenho certeza que valerá o investimento. Anúncios produzidos de forma técnica e competente, ajudarão imensamente seu Marketing Digital.

 

5 – Criar Pensando Nos Dispositivos Móveis

Marketing Online | Blog ConverseComAtualmente, 91% das população mundial possui celular. E 50% dessas pessoas navegam pela internet através dele. Pessoas são viciadas em celulares. Uma pesquisa mostrou que pessoas verificam seus dispositivos uma média de 150 vezes por dia e 80% do tempo de navegação das Mídias Sociais é gasto através de dispositivos móveis. Então, é de suma importância criar ações e campanhas pensando nesses dispositivos.

Pense em termos de visualização, de impacto, em tamanho de fontes, cores e tudo mais que possa se destacar, quando seu post ou anúncio for visualizado em um dispositivo móvel.

Pense que uma compra pode ser fechada ou uma visita ao seu site pode ser feita através de um celular ou tablet. A trajetória do consumidor não é mais linear; seu conteúdo precisa ser amigável e bem visualizado em todos os dispositivos. Lembre-se disso!

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *