Instagram Para Negócios: Guia Para Empreendedores

Por Permalink 1

Em meados de 2016, o Instagram apresentou sua nova ferramenta – Instagram para Negócios (Instagram for Business). Com essa ferramenta, é possível ter um perfil de negócios, com métricas e criação de anúncios dentro do próprio aplicativo.

Dessa forma, o Instagram vem crescendo vertiginosamente como recurso de divulgação eficiente para as novas Marcas do mercado. O pequeno empreendedor, com visão e perseverança, consegue aumentar suas vendas e conquistar muitos clientes, se decidir investir de forma profissional no Instagram.

Seguem algumas dicas importantes para trabalhar essa ferramenta, com eficácia, na divulgação de seu negócio.

Crie seu perfil completo

O perfil do Instagram é um dos mais rápidos de serem criados. Você só precisa de uma boa foto de perfil e uma descrição objetiva sobre o que vai apresentar. No entanto, por mais fácil que possa parecer, há alguns truques essenciais para que seu perfil se destaque aos olhos de cada futuro seguidor que visitar sua página pessoal.

Foto do Perfil

Se a intenção do seu Instagram é a apresentação da sua empresa, então a foto do perfil deve conter o Logotipo, sempre enfatizando sua Marca. Se seu Logotipo contém o nome incorporado, trabalhe apenas com o símbolo.

*Veja o exemplo do @netflix – eles trabalham apenas com o símbolo “N” na imagem do perfil e o nome é parte integrante do perfil do próprio Instagram

ConverseCom - Flavia Barbieri

Se sua intenção é trabalhar um Instagram pessoal – ainda que apresentando algum produto ou serviço personalizado; então o ideal é trabalhar com uma foto sua, preferencialmente de rosto. Uma foto que demonstre a personalidade do seu Instagram, seja ela de seriedade ou irreverência, mas com seu toque pessoal e criativo que expresse sua originalidade.

A foto do perfil é o primeiro contato do seu público com o seu Instagram. Cuide para que seja cativante e persuasiva o suficiente para gerar curiosidade sobre seu conteúdo.

Descrição

O espaço para a descrição no Instagram não é muito grande. Então você deve usar de criatividade para trabalhar, com destaque, apenas as informações importantes. Sua descrição deve informar aos seus seguidores e pessoas que procuram o seu perfil o objetivo da sua conta, o que eles irão encontrar de conteúdo e informação. Se você divulga seu trabalho em outras Mídias Sociais, esse espaço também pode ser usado para convidar seus seguidores a conhecê-las.

O uso de emoticons (😃) vem se tornando uma forma engenhosa de complementar visualmente as informações descritivas relevantes. Se o seu negócio tiver um perfil divertido, jovial e moderno, você poderá fazer uso deles para ilustrar sua descrição.

Olhe seu Instagram através dos olhos de seus seguidores e futuros clientes. A sua descrição está completa para quem entra no seu perfil pela primeira vez?

Link da Descrição

ConverseCom - Flavia BarbieriO link da descrição é de extremo valor para você divulgar de forma completa seu negócio. Se você tem um site, o endereço deve estar nesse link da descrição. No entanto, ele também pode ajudar a divulgar promoções e informações pontuais importantes.

Nesse caso, você deve criar um post com a chamada e direcionar seu público e seguidores para o link na descrição, dessa forma – por exemplo: “Super promoção de verão. Veja o link no perfil”.

Para essas chamadas momentâneas o link deve estar sempre corretamente colocado na descrição. Depois, é só retornar para o link principal do seu negócio.

Depois de estar com a sua foto e sua descrição completa, é hora de iniciar uma pesquisa extensa sobre os influenciadores da sua área. Para isso, você deve estudar os perfis mais seguidos e que têm mais prestígio dentro da sua área. Se eles fazem sucesso e têm muitos comentários e curtidas, então os recursos por eles utilizados são os adequados para alcançar o êxito que você está buscando.

Faça uma pesquisa dos influentes da sua área

Para essa pesquisa, você deve trabalhar com as seguintes perguntas.

O que atrai você nesses perfis?

É claro que você pode encontrar seus influenciadores através de outras mídias, através de cursos ou vídeos que tenha visto. Mas busque o perfil do Instagram desses influenciadores e destaque o que chama sua atenção. São as cores e formas que ele utiliza? É o formato das fotos? Ou o cotidiano mostrado de forma natural? Busque encontrar sua personalidade combinada com o que atrai você nesses perfis de sucesso.

Quantas vezes eles estão postando?

ConverseCom - Flavia BarbieriVeja a quantidade de postagens e os horários em que eles costumam postar. Veja que posts fazem mais sucesso em determinado horário. Estude tudo a esse respeito.

O que você não gosta de seus posts?

Você também deve perceber o que não gosta nas postagens, o que você gostaria de fazer diferente. Através disso, você começa a criar a personalidade do seu próprio Instagram, e direcionar seus posts para assuntos realmente relevantes, tendo uma postura personalizada diante de seus seguidores.

Que tipo de informação eles incluem em seu perfil?

Você também deve dar uma olhada na descrição do perfil de seus influenciadores e ver que informações eles nunca deixam de incluir. Compare a informações do seu perfil e perceba o significado de tudo o que se encontra na descrição. Às vezes, um único detalhe pode fazer toda diferença para quem está entrando no seu perfil pela primeira vez.

Existe um tema consistente ou uma combinação de assuntos?

Seus influenciadores podem trabalhar com a consistência de um único tema ou com conteúdo composto por imagens e mensagens que demonstrem não apenas o negócio, mas a personalidade da sua própria Marca. Analisando isso, você pode adaptar para o seu perfil uma personalização efetiva e pessoal.

Defina seus objetivos

O sucesso de uma conta no Instagram é medido pelo número de seguidores. No entanto, é preciso que haja também interações autênticas entre seus seguidores e suas postagens. É necessário que seus seguidores estejam realmente interessados no seu negócio, para que você possa envolvê-los, criando uma conexão profunda e definitiva entre seu negócio e as pessoas que seguem você.

Aumente o número de seguidores

Para aumentar o número de seguidores, você deve trabalhar com a composição de vários elementos, desde postagens relevantes a imagens com design chamativo e cativante. Mas o mais fundamental desses elementos, é a interação. Você deve buscar seu público, aquele que você acha que se interessaria pelo seu negócio, e começar um diálogo. Vá até o perfil, comente algumas fotos, convide a conhecer o seu, inicie um relação.

Pense que a mesma forma que você gosta de receber curtidas e elogios nas suas postagens, o seu público também está lá, aguardando seu comentário para começar a interagir com você.

Para encontrar seu público, você pode fazer buscar através de #hahstags e outros perfis como o seu. O importante é você compreender que o Marketing Digital é parte do Marketing tradicional, onde o dono da “vendinha” era gentil e educado com aqueles que passavam na sua porta, oferecendo uma fruta fresca ou um simples “Bom dia”. Hoje, você deve ver onde seu público está e ir até ele, com a mesma amabilidade do dono da “vendinha” que oferece sorrisos e boas-vindas.

Aumente o conhecimento da sua Marca

ConverseCom - Flavia BarbieriPara que esses seguidores possam se transformar em clientes, você deve aumentar a percepção da sua Marca para eles. Isso é feito através de postagens consistentes com o tema proposto, com a Identidade Visual do seu negócio, com a sua postura diante dos comentários recebidos.

Busque trabalhar em sua postagens as cores e as formas do Logotipo. A sua personalidade deve estar tanto no design, quanto nos textos escritos para acompanhar as fotos.

Seu público deve olhar sua postagem e não confundir com nenhuma outra. Em pouco segundos ele deve ser capaz de perceber que a postagem é sua. Única e marcante.

Aumente o envolvimento

Para aumentar o envolvimento com suas postagens, você deve trabalhar o questionamento, fazer seu público pensar sobre o que você acabou de postar. O seu seguidor ou a pessoa que chegar até a sua postagem deve querer interagir com você, se sentir atraído em começar um diálogo. Para isso, você precisa ter postagens que evoquem a reflexão e o pensamento, que motive a pessoa a participar do que você acabou de divulgar.

Conte sua História

Qual é a idéia central do seu produto?

ConverseCom - Flavia BarbieriLembre-se sempre de contar a sua história com personalidade e paixão. Cada postagem deve ser parte de uma narrativa apoiada em suas vivências pessoais e naquilo que fez você vender um determinado produto ou oferecer um determinado serviço.

O que as pessoas adoram sobre sua Marca?

Busque o que faz as pessoas interessadas no que você oferece, e enfatize isso em cada postagem. Crie destaque sobre o que faz seu produto ser atrativo para o seu público. Reforce esse elemento sempre que puder.

O que é único sobre você?

Sua história é única. Cada detalhe de seu trabalho torna seu produto ou serviço algo singular. É esse diferencial que faz o seu cliente escolher você. Trabalhe suas postagens em cima do que distingue você de seus concorrentes. Enfatize isso de forma clara, sempre evidenciando o quão esclusivo e especial é seu negócio.

Quer mais dicas de como contar sua história?
Veja esse vídeo!

Escolha seu tipo de postagem

Inspiracional

Postagens inspiracionais fazem enorme sucesso entre os usuários do Instagram. Elas podem ser de frases famosas de filósofos, jornalistas ou especialistas do seu ramo de negócios. Ou você mesmo pode criar suas frases e seus pensamentos, baseando-se no universo do seu negócio. Você pode trabalhar frases genéricas de motivação, mas o ideal é sempre trabalhar com citações ou pensamentos que tenham a ver com sua área de atuação.

Cotidiana (por trás das câmeras)

ConverseCom - Flavia BarbieriOutra forma de postagem bem sucedida é a que mostra o negócio em seu cotidiano. Fotos e vídeos da criação do produto, de clientes, de novidades que fazem parte do universo do que você oferece, tudo de forma autêntica e pessoal.

Informativa

Você pode optar por postagens que ajudem seus seguidores a entenderem melhor sobre seu negócio. As postagens podem apresentar notícias, ideias e ensinamentos que convidem seu público a descobrir mais sobre sua Marca e sobre os produtos ou serviços que você oferece.

Emocional

Uma outra forma interessante de conquistar mais seguidores e cativá-los, é trabalhar com postagens emocionais, envolver seus clientes através de posts que busquem empatia, emoções intensas e lembranças. Nesse tipo de postagem, pode-se trabalhar com sentimentos como alegria, afeto e bem-estar. No entanto, você pode trabalhar com ideias polêmicas que provoquem controvérsia e impulsionem o público a não ter outra alternativa se não comentar e iniciar o diálogo com você.

Todos os tipos de postagem podem ser trabalhados de forma separada ou composta. Compreenda quais tipos funcionarão melhor para o seu negócio e faça uma agenda de postagens, escolhendo um padrão que defina a personalidade da sua Marca.

Escolha seus filtros

O Instagram permite que você use diversos filtros para garantir uma personalidade diferente para cada foto. Você pode criar um padrão de filtros para as suas fotos, e dessa forma criar um conceito visual para o seu perfil. De forma que, quando seus seguidores visualizarem sua foto percebam, de forma inconsciente, que se trata de uma postagem sua.

Para organizar seus filtros, agregando aqueles que você mais usa, você deve ir na parte de filtros, navegar para a direita até chegar em “Manage” ou “Gerenciar”. Ao clicar nessa opção, você poderá definir suas preferências clicando sem soltar e arrastando os filtros para a ordem que deseja.

ConverseCom - Flavia Barbieri

Você também pode decidir não trabalhar com filtro nenhum. Se a criação das suas imagens ou fotos forem editadas fora do Instagram, não há necessidade da colocação de nenhum filtro. A ideia aqui é trabalhar as imagens da forma mais personalizada possível. Com filtros ou sem eles, entregar para seus seguidores e futuros clientes, um conceito único e especial em cada imagem.

Use #Hashtags

O uso de Hashtags é imprescindível para o sucesso do seu Instagram. Pesquise as mais utilizadas na sua área e outras que não fazem parte do seu universo, mas podem iniciar um vínculo com seu público e conquistar mais seguidores. Hashtags são usadas para unir pessoas com o mesmo propósito e ideias. Elas também conectam pessoas que gostam de um mesmo assunto ou querem fazer parte de uma determinada temática.

ConverseCom - Flavia BarbieriEntão, aproveite para inserir seu negócio em uma campanha que esteja em voga – se o conteúdo for correlacionado. Como, por exemplo, criar mensagens motivadoras para iniciar a semana e trabalhar a Hashtag #motivação. Mas esse é só um dos exemplos de participação em uma tópico genérico que pode atrair seguidores interessantes. Use sua criatividade para trabalhar outras ideias e conceitos que sejam relativos ao seu negócio.

Outra coisa interessante é perceber que hashtags são muito usadas e buscar outras mais específicas. A especificidade cria um funil que aproxima você das pessoas verdadeiramente interessadas na sua Marca.

Para fazer uma pesquisa sobre a hashtag que pretende usar e verificar o número de vezes que é utilizada, use esse site.

http://gethashtags.com/search

Seja muito cuidadoso ao escolher sua hashtag. Ela é peça fundamental no sucesso de suas postagens e no vínculo que você irá criar com seus seguidores.

Quer saber como conquistar seguidores verdadeiros?
Assista esse vídeo!

Faça Tag de pessoas influentes

Outro elemento de muito importante para o sucesso do seu negócio no Instagram é trabalhar de forma colaborativa com os influenciadores e pessoas da sua área de negócio.

ConverseCom - Flavia BarbieriLembre-se sempre que o Instagram, bem como todas as Mídias Sociais se baseiam em relacionamentos. Então, relacione-se com seus seguidores e com as pessoas que segue, demonstrando interesse e marcando pessoas relacionadas em posts específicos. Se você está dando dica de um determinado livro, cite o autor; se você decidiu fazer uma repostagem de um conteúdo que achou interessante, sempre marque a conta original.

Demonstre sua admiração e cuidado com os conteúdos que divulga, fazendo tags das pessoas que os compartilharam ou ideias que transmtiram. Se você está trabalhando com parcerias, lembre-se sempre de marcar seus parceiros, de fazer elogios e exaltar esse trabalho em conjunto. Da mesma forma, peça para que os parceiros façam tag da sua conta para ajudar seu crescimento.

*Para quem não sabe, fazer uma tag é marcar uma pessoa em um post ou comentário através do @nomedaconta

Poste nos melhores horários

Para que as pessoas possam interagir com seu post rapidamente, elas precisam estar online e usando o Instagram. Se você fizer uma postagem maravilhosa num horário pouco ativo, por melhor que seja o conteúdo, as pessoas não irão interagir de imediato.

ConverseCom - Flavia BarbieriAtualmente, o Instagram mudou sua programação e alguns posts mais curtidos e comentados acabam reativados na linha do tempo. Mas entenda que quanto mais curtidas e comentários recebidos no momento em que você posta, mais chances de seu post se tornar destaque para outras pessoas além de seus seguidores, e dessa forma seu negócio alcança um público maior e mais amplo.

Você pode verificar os dias e horários de maior interatividade no próprio aplicativo do Instagram – como demonstrado abaixo. Basta clicar no gráfico de Insights e navegar pelas informações para ver horários de pico e postagens com maior envolvimento.

ConverseCom - Flavia Barbieri
Você pode ter um pouco de dificuldade para interpretar os dados se não for um profissional de Marketing. Mas o básico você irá entender e já saberá quais são as postagens que despertaram mais interesse e em quais horários.

Interaja e Interaja

A base de uma boa estratégia de Marketing para o Instagram é manter ativas interações, criando relacionamentos profundos com seus seguidores e com as pessoas e empresas que decidir seguir. Sempre apresentar conteúdo de qualidade que fortaleça vínculos emocionais de forma profunda.

Interaja e interaja. Em todos os momentos que puder crie laços sinceros e inicie diálogos com o seu público-alvo. A melhor forma de apresentar o seu negócio é com gentileza e amabilidade, através de um vínculo definitivo com seus futuros clientes.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *