Escolha a Mídia Social Correta Para a Sua Divulgação

Por Permalink 0
Costumo dizer que o Twitter é como um bar, o Facebook é como uma sala de estar e o LinkedIn é como uma câmara de negócios. – Brenda S. Stoltz Crowell

O advento da Mídia Social realmente mudou a forma como a empresa e os profissionais interagem com seu público. É um novo modelo de comunicação, com mais proximidade e feedback rápido do cliente. Nessa mídias modernas, o profissional ou a empresa podem interagir diretamente com seu public-alvo. Os clientes manifestam suas opiniões e desejos com honestidade e, dessa forma, as empresas também podem ouvir o mercado de forma fácil e transparente.

“Promova o seu negócio em todas as Mídias Sociais”
(Por favor, não …!)

Você já deve ter ouvido algo como “Promova a sua Marca em todos as Mídias Sociais! Você pode usar o Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, Google+, YouTube, Snapchat e alguns outros menos famosos! … “. Nada mais errado do que este pensamento. Existem vários tipos de Mídia Social, e você não precisa trabalhar com todos elas para se aproximar de seu público. Não. Não.

Para um excelente trabalho de Web Marketing, com uma interação comprometida por parte do público, deve-se ter uma extensa pesquisa para o público-alvo. Cada Mídia Social lida com um tipo particular de metas e um estilo de comunicação, e isso faz toda a diferença no momento de escolher o caminho certo para a sua divulgação.

Dessa forma, a empresa determina com que tipo de Mídia Social vai trabalhar, pelo público que quer atingir e que voz deseja ter. Simples, certo?

Vamos estudar as características das mais conhecidas – e mais utilizadas! – Redes Sociais e você será capaz de fazer a escolha adequada para a sua divulgação.

 

Facebook

Flavia Barbieri - BrandDe longe, a mais popular Rede Social do momento. Convenhamos … Minha mãe está no Facebook e sua, provavelmente, também está. Eu acredito que se eu insistisse um pouco mais, a minha avó estaria no Facebook.

Mais de 75% dos adultos online usam esta Mídia Social.. Seus clientes estão no Facebook, e por causa disso, você deve segui-los. No entanto, é preciso considerar que essa Rede Social tão amada tem uma disputa significativa de atenção; o Feed de Notícias de seus clientes apresenta várias publicidades da maioria de seus concorrentes.

No entanto, publicações do Facebook tem um enorme poder em atingir o público correto. Se você conhece bem o seu alvo, você pode facilmente escolher a linha de seus clientes e criar uma publicidade distinta e única para eles. Então, meu conselho? … Tenha um Fanpage no Facebook. No caso de qualquer produto ou serviço, o Facebook pode dar grande visibilidade ao seu negócio. Alguns dos meus clientes não têm um site, mas tem uma Fanpage. É fácil trabalhar com a divulgação de notícias, horários e informações de contato.

No momento que decidir com qual Mídia Social irá trabalhar, não se esqueça Facebook. Se você sabe desenvolver suas publicações (ou contratar a pessoa certa para fazê-las), você vai se surpreender com a influência do Facebook no desenvolvimento do seu negócio.

No Facebook, você pode trabalhar com texto, links, fotos e vídeos. Todas estas opções aparecerão no Feed de Notícias do seu público-alvo. Você pode imaginar o poder, se você escolher o caminho certo para fazer a sua publicidade?

1,28 bilhões de usuários ativos

 

Twitter

Flavia Barbieri - BrandEu costumo dizer que o Twitter é uma grande sala com várias pessoas que tentam disputar sua atenção. Todo mundo está segurando uma placa com os temas mais populares do momento. Algumas pessoas falam (mostram a placa) sobre o assunto que você quer saber. Twitter é, na verdade, uma rede social on-line e um serviço de microblogging.

Alguns dos meus clientes (e amigos) não parecem compreender como o Twitter funciona. Eles se queixam do grande número de informações e depois de alguns meses, eles apenas perdem o seu interesse. A verdade é que precisamos de um pouco de atenção e dedicação no Twitter. É uma rede que exige que você dedique tempo para a interação com seus Followers e Followings. Caso contrário, o Twitter será um grande espaço sem propósito.

Esta plataforma é uma grande ferramenta para promoções, datas especiais e anúncios sobre o seu negócio. Se você separar um tempo para seguir os bons temas de seu campo e também os temas de tendências; você vai abordar o seu público-alvo, de forma marcante e direta.

Você tem espaço para 140 caracteres. Então você precisa de criatividade para escrever seus textos dentro dessa limitação. Por outro lado, eu acho que isso é uma coisa interessante, porque você pode escolher, rapidamente, o que você quer ler e quem você quer seguir. É uma plataforma justa. Todo mundo tem o mesmo espaço, e ele tem pouco nível de personalização. É um microblog para divulgar novos posts, notícias do seu universo e trocar idéias com pessoas relevantes.

Este dueto “Facebook + Twitter” é uma ótima maneira de começar a trabalhar sua Marca nas redes sociais.

255 milhões de usuários ativos

 

Instagram

Instagram é uma mídia social para compartilhamento de fotos. Ele nasceu em 2010 e em 2011 já havia conquistado 10 milhões de usuários. Agora, se aproxima de 300 milhões. Você consegue imaginar ? Está prestes a exceder o número de usuários do Twitter.

Flavia Barbieri - BrandSeu propósito inicial era compartilhar fotos diárias e momentos reais da vida dos usuários. Depois de um tempo, os usuários começaram a compartilhar suas vidas, não apenas com uma perspectiva limitada, mas incluindo as suas preferências. Mais do que uma ferramenta para a partilha de momentos, o Instagram tornou-se uma grande rede para a divulgação de seus trabalhos, hábitos e escolhas.

E onde as pessoas falam sobre suas opções, com o poder de influenciar outra pessoa, sua Marca deve estar presente, certo? …

Esta mídia é extremamente visual. Sim, você pode colocar um texto lá. Mas os usuários sempre irão rolar a tela procurando a “nova” grande imagem do momento. A fotografia é a base dessa Rede Social. Então, se seu blog trata de um assunto “visual” ou produto, essa é a Mídia Social perfeita para a sua divulgação. Trabalhar com boa imagens e gráficos é muito importante! Se a sua intenção é reforçar a sua Marca, você deve criar um projeto visual consistente em cada post. Como meu exemplo acima.

A maioria do público do Instagram é jovem e estimulante. É um povo criativo com liberdade de pensamento e com um estilo de vida cheio de alegria, inspiração e bons momentos. Se você criar um perfil com autenticidade e com este olhar amigável, certamente você vai atrair o seu público-alvo e leitores para o seu Blog. As pessoas vão gostar de sua imagem e seguir as suas ideias, produtos ou serviços.

E sim! Você sempre pode criar campanhas engraçadas e inteligentes, seja qual for o seu produto ou serviço!

300 milhões de usuários ativos

 

YouTube

Flavia Barbieri - BrandEssa rede trouxe um enorme impacto sobre a forma como vemos programas e vídeos. Mais do que isso, mudou as possibilidades de exposição das pessoas. Agora, todo mundo pode ser um artista. Todo mundo pode ter seus cinco minutos de fama.

Eu tenho uma sobrinha. Ela tem dez anos de idade. E acredite, ela tem seu próprio canal de YouTube! Ela fala sobre sua vida, suas experiências e ela nasceu sabendo fazer vídeos como uma profissional!…

Mas, esta mídia não é apenas isso. Podemos introduzir produtos, serviços, podemos criar um canal direto com o público. YouTube tem um enorme potencial para aumentar a sua Marca a um nível diferente. Você pode criar um vídeo com informações complementares sobre o que você escreveu no blog. Você pode usar o YouTube para as video-aulas, para lançamento de produtos, para divulgação do conteúdo do seu Blog.

Você deve compartilhar esses vídeos em outros Redes Sociais. É uma boa idéia de trabalhar todos os seus vídeos no Facebook e Twitter. YouTube é uma grande rede, mas com uma ajuda adicional, você pode obter um grande número de visualizações e espalhar sua palavra, o seu produto ou serviço, e atingir o público correto, reforçando sua Marca.

Se você acha que este tipo de trabalho vai realmente ajudar sua divulgação alcançar uma elevada qualidade de comunicação, você deve começar a produzir vídeos relevantes, com cuidado e profissionalismo. Lembre-se de escolher uma “voz” e uma “personalidade” que combinem com a imagem que você deseja oferecer ao seu cliente.

1 bilhão de usuários ativos

 

LinkedIn

Flavia Barbieri - BrandEu admito. Eu costumava não gostar do LinkedIn. Costumava ser uma rede confusa. Para falar a verdade, acho que ele ainda precisa de um pouco de melhoria. Ainda assim, é uma boa rede para fazer contatos com grandes profissionais e expor suas ideias com maturidade e sucesso.

Você pode criar uma comunidade com sua página de negócios no LinkedIn. Se você dedicar tempo ao LinkedIn (ou ter uma pessoa para fazer isso), você pode ter seus posts publicados no próprio LinkedIn, o que aumenta as visualizações.

Esta rede tem certas regras. É uma mídia séria. Sim, você pode postar os vídeos engraçados de sua Marca. Afinal de contas, é parte da sua imagem. Mas no LinkedIn, você tem que manter um perfil solene e instruir seus funcionários a fazer o mesmo. Fotos de festa e momentos mais íntimos são para o Instagram.

Se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte ou é um profissional liberal, é bom para pensar em ter um perfil LinkedIn para aproximar os funcionários e fazer boas ligações com prospects e clientes.

40 milhões de usuários ativos

LinkedIn Pulse

É um aplicativo que reúne todas as principais mensagens do LinkedIn das pessoas que você segue e mostra, organizadamente, para você. É um aplicativo prático e muito útil para saber sobre as empresas, idéias e notícias sobre o seu mercado e público-alvo.

 

#Hashtags

Neste artigo, estamos falando sobre como trabalhar com estas cinco Redes Sociais de forma orgânica. Em outras palavras, sem qualquer investimento em anúncios do Facebook ou Twitter. Para funcionar bem, e atingir o público correto, é necessário algumas ações específicas, como o uso de #hashtags.

Afinal, o que é uma #Hashtag?

Flavia Barbieri - Brand

Se você é novo no mundo das Mídias Sociais, você pode achar essas palavras, de links curtos, um pouco confusas. Mas, elas são muito relevantes para o modo como nos comunicamos online. Eles ajudam a organizar o conteúdo, acompanhar tópicos de discussão, e assuntos que se encontram em voga, no momento.

Para interagir com o alvo e saber notícias sobre a sua área de interesse, você deve procurar por uma determinada palavra ou assunto. Se você trabalha com nutrição, por exemplo, você deve procurar #hashtags como #Nutricionista #Alimentação ou #Receitas.

É sempre bom manter-se atento aos assuntos do momento. O Twitter tem um Trending Topics, que mostra os assuntos sobre os quais as pessoas estão falando em um momento específico. E você deve (e precisa!) aproveitar alguns desses tópicos, não só para participar e interagir, mas também para mostrar que você está sintonizado com as novidades. As #Hashtags nos Trending Topics podem ajudar você a espalhar sua palavra e divulgar seu Blog.

Existem algumas #Hashtags especiais já predeterminadas, como a #MondayMotivation, através da qual, todas as Segundas-Feiras você pode postar algumas citações inspiracionais. Pense nos elementos de motivação do seu Blog para pode tirar vantagem deste #Hashtag, por exemplo.

Você também pode criar sua própria #Hashtag, uma que tenha a ver com o perfil da sua empresa, com o lançamento de um novo produto ou um novo post em seu blog. Você deve sempre escrever a #Hashtag escolhida com o post específico. Quanto mais vezes a #Hashtag está escrita, mais força ela tem.

#Hashtags Para Instagram e Twitter

Instagram – Você pode trabalhar com 8 ou 10 #Hashtags. Instagram é a Mídia Social que mais faz uso desse recurso. Quanto mais você usa, mais seguidores você vai atrair.

Twitter – Você deve usar, no máximo, 3 #Hashtags. Mais do que isso vai confundir seus seguidores. Há um estudo que mostra que a partir da terceira #Hashtag, o número de interações cai, cada vez mais.

Você também pode usar #Hashtags em outras Mídias Sociais, mas não é tão relevante como nessas duas Mídias.

 

Mídia Social Orgânica

Agora entendemos um pouco como funciona as Mídias Sociais mais populares, e como nós podemos produzir uma excelente Planejamento de Web Marketing. Essas dicas acima são para trabalhar suas Mídias de forma orgânica, sem nenhum investimento financeiro. Tudo que você precisa é escolher as Mídias certas, que preencham sua necessidade de divulgação e dedicar algum tempo para cada uma delas. A coisa mais importante é investir tempo e ter sempre conteúdo relevante para o seu alvo.

1 Comment
  • Maria Claudia
    abril 10, 2016

    Flavia, adorei o converse.com
    simples, fácil de entender, mesmo para quem como eu não faz parte com afinco desse mundo da mídia! Parabéns, beijos
    Cacaueba.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *