Disney: 9 Segredos de Uma Marca Icônica

Por Permalink 0

No último Natal, eu visitei a Disneylândia mais uma vez. É incrível como a experiência é sempre única e inesquecível. Há, seguramente, uma magia diferente no espaço daqueles parques. Esse encanto singular pode ser descrito como parte da sólida Marca que é a Disney. Como retratado por seu slogan “O lugar mais feliz da Terra.”

ConverseCom DisneyÉ certo que quando Walt Disney teve suas primeiras inspirações, ele não imaginou que seu sonho se tornaria essa grandiosa organização que envolve desde produções cinematográficas até resorts com espetáculos extraordinários. No entanto, já existia nele um otimismo próprio dos grandes realizadores, a personalidade peculiar que, com a trajetória, se incorporou em sua própria Marca.

A Disney cresceu com muitos princípios característicos de uma Marca de sucesso. Uns inseridos de forma consciente, outros absorvidos da sua própria originalidade, emprestados de seu fundador visionário Walt.

 

O que faz a Disney uma Marca de sucesso?

(Além de muitas outras coisas!)

 

1 – Marketing de Relacionamento 

Podemos chamar de Marketing de Relacionamento todas ações produzidas por uma empresa, visando manter uma relação fiel e positiva com o seu público. A Disney garante o mais alto nível desse tipo de Marketing. Todos os funcionários são orientados a terem uma postura de alegria, otimismo e atenção, incorporando o espírito da empresa em sua profundidade. São incontáveis os casos de cuidado e empenho na solução de todo tipo de problema. Essa postura não apenas fortalece o relacionamento com o público, como conquista a verdadeira admiração do cliente.

2 – Funcionários Felizes e Capacitados

ConverseCom DisneyA Disney tem funcionários extremamente qualificados. No entanto, não é apenas o treinamento que torna os funcionários da Disney perfeitos para um bom Marketing de Relacionamento. A empresa investe no bem-estar de todos eles, promovendo surpresas em seus aniversários, encontros motivacionais e tratando cada um deles com uma pessoa muito importante para o funcionamento integral de sua engrenagem. Os funcionários Disney fazem parte da magia, desde aqueles que encarnam os personagens até os responsáveis por manterem os parques limpos e o hotéis arrumados, passando pelos roteiristas, produtores e artistas de suas obras cinematográficas.

3 – Encantamento

A base da Disney é o encantamento. A intenção final de seus filmes, desenhos e parques é sempre o fascínio. A Marca zela pela positividade e pelos bons valores, solidificando uma cultura familiar de virtudes como nobreza, coragem e generosidade. A Disney promove a igualdade num solo único que recebe pessoas das mais diferentes culturas sem o menor tipo de discriminação ou intolerância. Esse encantamento de um mundo “quase perfeito” é, sem duvida, uns dos alicerces mais fortes da Marca Disney.

4 – Comunidade

Com esse magnetismo, a Disney cria um senso de comunidade de valores partilhados. Elemento essencial de uma boa estratégia de Marketing. Esse senso de comunidade, faz o público se sentir parte de algo realmente especial, um clube exclusivo de pessoas felizes. Mais uma vez reforçando a ideia de um “mundo perfeito” e intensificando o Marketing de Relacionamento.

5 – Storytelling

Indispensável também é a narrativa do desenvolvimento de uma Marca. Qual a história da empresa? O que motivou a solução de um determinado problema e acabou se transformando no produto que a empresa oferece? Conta-se que Walt Disney, já famoso desenhista e proprietário de um Studio de Cinema, havia levado suas duas filhas para um Caroussel. Observando as meninas entretidas, se perguntou, porque ele mesmo não podia estar ali com elas? E então, teve a ideia de um parque para adultos e crianças, onde famílias, pais e filhos, pudessem se divertir todos juntos. O fascínio da Marca vem também da ideia de um homem que solucionou algo simples com extrema dedicação e afeto. Colocando-se no lugar de outros pais que gostariam de poder estar juntos de seus filhos.

6 – Personalidade de Walt

Os grandes líderes sempre emprestam sua personalidade para a empresa. Até mesmo os profissionais que se transformam em Marcas (Artistas, Atletas, etc) acabam levando para o lado profissional o que tem de característica em seu lado pessoal. Com Walt não foi diferente. Podemos perceber sua presença em cada detalhe. Desde os primeiros desenhos animados, onde ele pessoalmente dublava seu personagem mais famoso: Mickey Mouse, até as animações mais novas que carregam as qualidades que ele tentava demonstrar em suas criações. Seus parques são um mundo idealizado de forma meticulosa, inspirando uma magia especial e envolvente que os torna – para muitos – o lugar mais feliz do planeta.

7 – Qualidade

A Disney se preocupa rigorosamente com todos os detalhes. Suas produções, seus resorts, seus espetáculos, seu próprio branding são planejados de forma estratégica e acurada. A qualidade que envolve não só os produtos, mas o cuidado com o cliente, a atenção redobrada em cada pormenor, reforça a ideia de uma Marca sólida e competente no que oferece. Primar pela qualidade é fundamento primordial para uma Marca bem sucedida.

8 – Sua Marca em tudo

A Identidade Visual e a personalidade de uma Marca deve estar em todos os seus setores. A Disney sabe muito bem aproveitar cada aspecto da empresa e transformá-lo, com engenhosidade, em uma ferramenta de branding. Nos Parques, todos os brinquedos de franquias acabam em uma loja específica para vendas de objetos da Marca. Até nas áreas em construção, vemos o cuidado com placas desenhadas para compor o ambiente e manter os clientes no clima do “mundo perfeito”. Suas animações tem uma incrível capacidade de envolver crianças e adultos que fazem coleções de Action Figure, vestem camisas, bonés e todos os tipos de acessórios da Disney.

(Quem nunca teve a experiência de ver uma criança saindo do aeroporto com um enorme boneco do Mickey?)

9 – Consistência

ConverseCom DisneyOutro princípio fundamental que define uma Marca é a consistência. Manter a firmeza de sua personalidade, os atributos pertencentes ao seu crescimento e a relação autêntica com o seu público. O Branding deve sempre se basear na constância da Identidade Visual e na essência profunda da empresa.  Tudo que a Disney produz envolve sentimentos nobres de retidão, honestidade, equidade e respeito. Ela preserva essa imagem aliada à toda a sua Identidade Visual de cores e formas alegres e cativantes. A consistência reafirma a coerência da empresa sobre o que ela oferece e o que ela é de fato.

Para construir e manter uma grande Marca, deve-se estar atento aos bons exemplos do mercado. Estudar as nuances e características dos trabalhos que estabelecem uma empresa diante de seu público, de forma autêntica e recíproca.

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *