Cida Queiroga: A doce menina rica de lugares, pessoas e histórias!

Por Permalink 0

Sou Cida Queiroga, Nutricionista, Coach de Emagrecimento com Saúde, empreendedora digital e idealizadora do Programa de Emagrecimento com Saúde “Fazendo as Pazes Com Seu Corpo”. Minha jornada empreendedora começou no dia 20 de julho de 1973 em Ubá- MG quando resolvi antecipar o parto da minha mãe e vir para esse mundo maravilhoso cheio de grandes oportunidades de negócios.

Aos 7 anos eu inaugurei meu primeiro empreendimento: produzia pulserinhas de miçangas e vendia aos domingos na porta da minha casa após o jogo de futebol no campo Derminas.

Pouco tempo depois, com o “meu negócio” prosperando mas, com um desejo maior de ir mais longe, eu comecei a me dedicar aos estudos de piano no Conservatório Estadual de Música de Visconde do Rio Branco -MG onde acreditava que seria uma grande pianista e encantaria as pessoas com minha arte.

Aos 9 anos decidi que queria ser rica quando crescesse, fui mal entendida na escola porque “isso não era coisa que uma garotinha deveria dizer”, mas meu pai disse que tudo bem, eu seria rica caso assim desejasse, mas que para isso eu precisaria me dedicar aos estudos.

Aos 17 anos abandonei a música e ingressei no Curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa, onde descobri que ali eu poderia realizar meu sonho de ajudar as pessoas a se conectarem com uma alimentação mais saudável.

Ao me formar em 1995 tive inúmeras propostas de trabalho na área de gestão de alimentação coletiva, mas eu não tive dúvidas, a área clínica me encantava e decidi que seria nela que eu me realizaria profissionalmente.

Me mudei para Montes Claros em 1996 e trabalhei em hospitais, ambulatórios e em consultório particular, me dediquei aos estudos em nutrição esportiva e fui a pioneira em atendimento nutricional em academias na cidade.

Em 1999, com agenda cheia e sendo referência em Nutrição Clínica e Esportiva eu larguei tudo e me mudei para Viçosa novamente, acompanhando meu esposo no doutorado dele. Foi quando decidi aproveitar todas as oportunidades e fiz o Mestrado em Nutrição com ênfase em Nutrição Clínica.

Em 2003 fiz num concurso para docência em uma Universidade Federal porque queria estabilidade financeira. Eu estava certa de que seria aprovada porque eu era candidata única, mas para “minha sorte” (ou providência divina!) eu não fui aprovada. Depois de 3 dias de choro me sentindo a pior das criaturas desse mundo eu comecei a me questionar se realmente era isso que eu queria fazer na minha vida e entendi que não, eu queria continuar com os meus atendimentos nutricionais e impactar a vida de mais pessoas o que seria impossível de realizar caso estivesse cumprindo dedicação exclusiva em uma Universidade.

Retornei para Montes Claros-MG e já com o Mestrado fui convidada para coordenar um Curso de Nutrição em uma Faculdade e aceitei o desafio. Por 6 anos me dediquei à coordenação de curso, dei aulas de nutrição clínica e esportiva e me dedicava aos atendimentos nutricionais no consultório, onde eu me realizava profissionalmente.

Com o consultório prosperando eu precisei decidir se me dedicaria à docência ou aos atendimentos nutricionais. Nesse momento, embora com muito MEDO de não dar certo, eu decidi INVESTIR no MEU NEGÓCIO e me afastei das atividades de docência e coordenação. Senti novamente meu lado empreendedor falando mais forte e considero ter sido a melhor decisão profissional que fiz minha vida porque foi à partir daí que eu perdi o medo de correr riscos em busca da realização pessoal e profissional.

Ao me dedicar mais ao consultório minha agenda rapidamente ficou cheia, com fila de espera e uma sensação maravilhosa de estar prosperando nos negócios e conseguindo realizar meu propósito. Mas, nem tudo estava perfeito porque por várias vezes precisei me mudar de endereço porque sublocava sala em clinicas e quando estava tudo estruturado me pediam a sala. Foi quando, com incentivo do meu esposo, resolvemos investir em uma sala comercial. Uau, seria o maior investimento no meu negócio e o retorno seria a princípio a minha tranquilidade em não mais precisar fazer e refazer cartões de visita com novos endereços.

Tudo novamente perfeito: agenda lotada, filas de espera, novamente “referência em nutrição na cidade” e acompanhando a construção do meu “consultório-doce-consultório”.

Porém, no final de 2014 eu entendi que a tal da “zona de conforto” definitivamente não era a minha melhor amiga. Com agenda cheia até abril de 2015 recebemos o aceite do pós doutorado do meu esposo na Califórnia e isso significaria novamente uma grande mudança no auge da minha carreira. Eu não tive dúvidas, apesar de amar meu trabalho, eu sempre priorizei minha família por acreditar que sonho que se sonha junto é sonho realizado. Após honrar os compromissos de consultas em um prazo de dois meses, vendemos os carros, doamos quase tudo que tínhamos, colocamos o que seria essencial em uma mala e partimos para Davis, CA com a única certeza de que aproveitaríamos todas as oportunidades que aparecessem para nós nos 365 dias que ficaríamos lá.

No início eu me dediquei às aulas de inglês e para não me sentir sozinha, uma vez que meu esposo e filhos ficavam fora grande parte do dia, eu comecei a frequentar aulas de taichi e um caminho totalmente desconhecido foi se abrindo para mim. Conheci pessoas maravilhosas e descobri que estava mergulhada no autoconhecimento. E quanto mais eu caminhava em busca de me conhecer, mais eu estava me aproximando do meu propósito de vida. Descobri minha missão e desejo de levar a nutrição com amor e sem modismos para além dos atendimentos no consultório e decidi investir em estudos na área de empreendedorismo digital e coaching.

Foi lindo, mas não foi fácil porque quando trabalhamos o autoconhecimento e nos abrimos para o novo nem todos compreendem a mudança e senti que precisaria me aproximar de pessoas que também estavam passando pelo mesmo processo para que eu pudesse expor minhas ideias e projetos sem julgamentos “protetores” de que aquilo era muito inovador e poderia não dar certo.

Não fiz muito esforço, o universo se encarregou de me aproximar de empreendedores maravilhosos onde tive a oportunidade de criar novas conexões e mergulhar na elaboração dos meus novos projetos. Criei um site e chorei muito porque não sabia nada do mundo digital. Usar o wordpress, fazer páginas de captura, criar audiência, fazer vídeos (esse eu já havia descartado porque algumas crenças me limitavam) tudo isso era o verdadeiro “monstro do armário” para mim. E entre choros, risos, incentivos vindos de todos os lugares do mundo e sucessos eu consegui não desistir. Voltei para o Brasil, reabri meu consultório, comecei o Aconselhamento Nutricional por Mindfulness online, criei meu Programa de Perda de Peso em Grupo Fazendo as Pazes com Seu Corpo presencial e online e iniciei atendimentos como Coach de Emagrecimento com Saúde. É como se um novo mundo se abrisse para mim e eu aproveitei todas as oportunidades.

Há um ano atrás em um dos cursos que fiz de empreendedorismo me perguntaram onde eu desejaria estar daí a um ano. E aqui estou eu, exatamente um ano depois, escrevendo esse texto no quarto de um Hotel em Niterói onde estou fazendo um Curso de Imersão em Coaching e escrevendo sobre minha história. Exatamente onde desejei estar há um ano atrás.

Se eu pudesse voltar no tempo eu faria tudo exatamente como foi, e aceitaria com mais amor todos os “nãos” que recebi porque eu acredito que todos nós temos o poder de transformar as adversidades em grandes oportunidades, basta acreditar que temos uma missão de vida e independente do que aconteça ela vai se realizar se assim desejarmos.

2 Comments
  • Antonio Carlos Antunes
    novembro 17, 2016

    Olá Cida. Que texto mais delicioso e com muita delicadeza você descreve a empreendedora aos 7 anos. Que maravilha, você viajou por toda a sua vida em apenas 4 dias. Isso é inteligência emocional. Super beijo com o desejo de muito sucesso e com a certeza que outras transformações estão por vir. Com carinho Antonio Carlos

    • ConverseCom
      novembro 17, 2016

      Antônio Carlos, a Cida ficará muito feliz de ver seu comentário! Obrigada por isso! :)

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *