Auristela Almeida: A escoteira pedagoga que decidiu mudar o mundo!

Por Permalink 1

Oie! Meu nome é Auristela Almeida, Sou Pedagoga, Coach e Master em Programação Neurolinguística, mas não foi sempre assim… Nasci no Rio de Janeiro em 16 de fevereiro de 1982, uma terça feira de Carnaval, fato que acredito ter alguma influência na minha alegria, espírito brincalhão e energia. Outra característica muito marcante minha é que sou uma grande sonhadora! Desde de criança eu sonhava em aprender inglês, viajar pelo mundo inteiro (em especial eu queria conhecer a França) e fazer a diferença no mundo. Minhas brincadeiras favoritas enquanto criança eram escolinha e escritório. Minha irmã e as bonecas eram alunas ou clientes e, embora eu não gostasse muito de brincar de casinha, às vezes eu cedia à vontade da minha irmã, que amava essa brincadeira, para não perder a aluna/cliente.

De 1982 a 2000 muita coisa boa aconteceu, mas os principais eventos foram minha família ter se mudado para Campos dos Goytacazes (RJ) onde permanecemos por 3 anos, depois fomos morar em Barcarena (PA), onde ficamos por 6 anos e, quando eu estava prestes a completar 10 anos, retornarmos ao Rio de Janeiro. De 12 a 18 anos fui escoteira e isso contribuiu muito para meu senso de civilidade, contribuição e independência. Trago minha promessa escoteira no coração: “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir com os meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer às leis escoteiras. ” Eu e minha irmã temos grandes amigas com quem convivemos desde aquela época.

Em 1997 fui aprovada para o ensino médio técnico no CEFET/RJ depois de um ano de muita dedicação extra e estudos, pois precisava de um curso que me possibilitasse trabalhar assim que me formasse para que eu pudesse fazer minha faculdade, finalmente realizar meu sonho de estudar inglês e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. Em 2000 me formei eletrotécnica e em 2001 eu fui chamada para participar do processo seletivo de uma empresa multinacional do ramo petrolífero. Foram 14 anos de muito aprendizado, desafios, oportunidades e conquistas. Foram 4 anos embarcando em um Navio Sonda da empresa, sendo 2 anos na área técnica e 2 anos na área administrativa. Foi naquele período que realizei meu sonho de aprender inglês.  Me dediquei intensamente às aulas que a empresa disponibilizava com professoras a bordo e ainda fazia aulas durante o período de folga. Em 2005, quando o navio foi transferido para um contrato internacional, eu trabalhei por 8 meses no projeto de manutenção da embarcação e em seguida recebi o convite para trabalhar na base da empresa em Macaé, ministrando treinamento sobre o sistema de gerenciamento de manutenção que eu administrava a bordo. Na minha primeira aula eu sabia o que eu queria fazer o resto da vida! E sabia também que eu tinha bastantes aspectos a melhorar.

Em fevereiro de 2008 me casei e no mesmo ano fui convidada para participar de um projeto de implementação do novo sistema de manutenção da empresa. O treinamento de um mês foi realizado em Houston, e passei os dois anos seguintes ministrando treinamento para os colaboradores da empresa em Cingapura, Mumbai e Macaé.

Ingressei na universidade UERJ pelo consórcio CEDERJ, no segundo período de 2010. Na época eu estava grávida do meu filho, Artur Jonatan, morava em Rio das Ostras e trabalhava em Macaé, onde eu ministrava treinamentos como Controle de Poço, Sistema de Gerenciamento de Manutenção e Indução para funcionários recém-contratados. Busquei o curso de Pedagogia pois acreditava que me auxiliaria a ter mais técnicas para ministrar aulas de qualidade e ferramentas para facilitar o processo de aprendizagem dos alunos. Foi uma grande alegria ter sido aprovada no concurso para graduação à Distância pelo consórcio CEDERJ pois eu já havia trancado a graduação de Direito no 7º período pois estava viajando muito a trabalho e o período de provas não coincidiam. Quando meu filho nasceu, em 2011, eu tranquei a matrícula por um período e prometi a mim mesma que retornaria, e assim eu fiz! O curso de Pedagogia fez toda a diferença na minha vida, ampliou meu mapa, criou novos caminhos profissionais, me permitiu contribuir com a aprendizagem de algumas pessoas e me trouxe amizades maravilhosas.

As disciplinas de Psicologia da Educação, Didática, Avaliação de Aprendizagem e todos os estágios, contribuíram muitíssimo para meu aprimoramento profissional e para que eu valorizasse ainda mais os profissionais da área da Educação. Durante os estágios, conheci profissionais verdadeiramente comprometidos com a educação e, quando em dezembro de 2015, devido à crise no petróleo, eu fui desligada da segunda empresa onde trabalhei do ramo de petróleo e onde infelizmente não tive uma boa experiência com a supervisão, decidi que era hora de mudar de carreira!

Pesquisando na internet descobri a formação em Coach e com base nas minhas competências, habilidades e conhecimentos, percebi que havia ali uma oportunidade para mim. Vislumbrei a possibilidade de levar o Coaching para a área da Educação, contribuindo assim para a formação de mais líderes no mundo, através da disseminação dos conceitos da inteligência emocional, instrumentos da Programação Neurolinguística e técnicas de autoconhecimento, que contribuem para relações interpessoais mais saudáveis e produtivas, e consequentemente, pessoas mais felizes.

Refletindo sobre o tempo que dedicamos à vida profissional e o impacto que as relações profissionais podem trazer à vida das pessoas, percebi que eu poderia contribuir para que um número maior de pessoas fizessem escolhas mais assertivas na hora de decidir a profissão, poupando assim tempo, dinheiro e frustração. A frase atribuída a Confúcio, “Escolha um trabalho que ama e não terá que trabalhar um único dia da sua vida” resume exatamente o que eu acredito. Quando percebemos o significado e o valor associado às atividades que desempenhamos, fica muito mais fácil sentir realização profissional.

Há poucos dias recebi o e-mail de uma coachee recém divorciada que desejava alavancar a carreira para poder dar mais conforto aos filhos, agradecendo a sessão e falando da dedicação e amor que ela percebeu na realização do meu trabalho. Há cerca de dois meses recebi uma mensagem pelo celular de uma coachee que buscava mais qualidade de vida e relatava o impacto positivo que as sessões estavam gerando nas relações familiares e o bem-estar que estava criando em sua vida como um todo, não apenas na área profissional.

O começo do meu processo de transição de carreira foi marcado por muitas noites com poucas horas de sono, doses cavalares de fé e bastante tempo sonhando acordada, contudo, receber mensagens como essas são combustíveis para manter meu foco e termômetro para saber que estou no caminho certo e juntos, eu e você faremos a diferença no mundo.


AURISTELA ALMEIDA

Leader Coach
www.auristelaalmeida.com.br

8 Comments
  • Carolina Flora Almeida
    novembro 30, 2016

    Sua história é sensacional, emocionante, inspiradora, encorajadora…se não tivesse assistido de tão perto, diria inacreditável! Parabéns, pelo que és, pela família que formou e pela fé que sempre ajuda a impulsionar a si a todos que te cercam! Te amo!

  • Lidiane
    dezembro 1, 2016

    Sua história é linda! Assim como a forma que leva a sério sua profissão!
    Sucesso é a garantia de todo esforço e qualidade que empenha no que faz!
    Te admiro muito!! Grande beijo

    • Auristela Flora Almeida Ferreira
      dezembro 5, 2016

      Lidiane,
      A vida traz muitas pessoas em nosso caminho, mas a luz de algumas é tão especial que elas permanecem em no coração independente do tempo de convívio ou distancia. Eu posso dizer que você é uma dessas pessoas. Espero em breve rever você. Enorme abraço, Auristela.

  • Silvia Rodrigues
    dezembro 1, 2016

    Ler agora pela manhã sua história é uma inspiracao! Parabéns por sua linda trajetória!

  • ConverseCom
    dezembro 1, 2016

    Querida amiga e irmã de alma Auristela, conhecer você foi um presente inesperado e muito (!) feliz. Ler sua história tão intensa e cheia de nuances de amor e sentimentos, me faz ver o quanto sou abençoada!

    Obrigada por seu partilhar!
    Por transformar o mundo num lugar melhor através das suas ações!
    LUZ E SUCESSO. Em todos os passos da caminhada.
    :)

  • Auristela Flora Almeida Ferreira
    dezembro 5, 2016

    Minha lindona,
    Gratidão imensa ao universo pelo encontro de nós duas e por sua generosidade em tudo o que faz.
    Sei que vou conseguir realizar meu sonho de transformar o mundo em um lugar melhor porque não estou sozinha. Graças a Deus há pessoas maravilhosas como você nessa mesma energia, vivendo o amor em tudo o que fazem, e como cantou Renato Russo “É só amor, é só amor, que conhece o que é verdade”. :-)

Deixe seu comentário. Responderei com carinho!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *